1) A atribuição dos profissionais de saúde como agentes de mudança no contexto de Saúde da Família,

passa a ser de facilitadores no processo da educação em saúde. Porém, ainda é preciso incrementar a participação dos gestores, profissionais e população no sentido de aumentar as prevalências de aconselhamento educativo à população relacionado à prática de atividade física. Considerando-se esse texto, pode-se afirmar que os profissionais de saúde:
I. Tem um papel fundamental no que tange a educação em saúde;
II. São mais importantes que os gestores para desenvolver a temática educação em saúde;
III. O profissional de educação física é o mais gabaritado para promover a educação em saúde com enfoque na prática de atividade física.

Após análise das afirmativas sobre os profissionais de saúde, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As afirmativas I, II e III estão corretas.

b)
As afirmativas I e II estão corretas.

c)
As afirmativas II e III estão corretas.

d)
Apenas a afirmativa I está correta.

e)
Apenas a afirmativa II está correta.

2)
Foram previamente mapeadas algumas dificuldades relacionadas às iniciativas para desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção de aconselhamento sobre atividade física para promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família, como: a não participação dos sujeitos nas decisões e nos projetos relacionados a sua própria saúde, a baixa condição econômica e de escolaridade da população atendida, a falta de espaços para a prática da promoção da saúde, a falta de condições básicas de vida, bem como a sobrecarga de trabalho das equipes de Saúde da Família.

Considerando-se as dificuldades, previamente mapeadas, relacionadas ao aconselhamento de práticas de atividade física no contexto da Saúde da Família, pode-se afirmar que:

Alternativas:

a)
Há pouca perspectiva para atuação do profissional de Educação Física.

b)
Apenas o médico pode mudar esse cenário.

c)
Todos os fatores apontados precisam ser considerados e focados, para uma melhor resolutividade do tema “educação em saúde”.

d)
Apenas as Equipes de Saúde da Família podem tratar desse tema.

e)
Os usuários do SUS tem pouca interferência no processo de educação em saúde.

3)
“Assim, na atenção primária, a partir da utilização do conhecimento do território e da identificação de suas potencialidades, da criação e fortalecimento de vínculos, da continuidade e longitudinalidade do cuidado, da consideração de que diversos fatores como os sociais, econômicos, culturais e políticos influenciam as condições de vida e saúde de sujeitos e coletividades, é possível e mais factível conseguir mudanças efetivas nas condições de saúde individual e coletiva a partir da realização das práticas corporais e atividade física. E a partir daí, apoiar as mudanças necessárias para o aumento da autonomia de sujeitos e coletividades no processo saúde-doença. Para isso, o encontro é condição fundamental, destaca-se a convivência, a formação e fortalecimento de grupos sociais nos territórios ao criar e/ou aumentar o vínculo entre os sujeitos e destes com os trabalhadores e serviços de saúde como importantes objetivos. As práticas corporais e atividade física na atenção primária, devem fazer parte de um contexto maior, o qual busca ampliar e garantir a integralidade do cuidado, logo, não têm fim em si mesmas. Devem trazer não só benefícios biológicos, mas também devem propiciar o aumento do círculo social de convivência, de compartilhamento de objetivos, aflições, soluções e respostas para as mais variadas situações que a vida apresenta”
Diante desse trecho de CARVALHO et. al. (2016), pode-se afirmar que:

I. As práticas corporais e atividade física desenvolvidas no contexto da Atenção Primária, podem contribuir para mudanças efetivas nas condições de saúde individual e coletiva, apoiando as mudanças necessárias para o aumento da autonomia de sujeitos e coletividades no processo saúde-doença.
II. O fortalecimento de grupos sociais nos territórios não contribui para criar e/ou aumentar o vínculo entre os sujeitos e destes com os trabalhadores e serviços de saúde.
III. Um dos grandes objetivos das práticas corporais é trazer benefícios biológicos para os sujeitos praticantes.

Considerando-se o trecho de CARVALHO et. al. (2016), sobre as práticas corporais desenvolvidas no âmbito da Atenção primária, pode-se afirmar que:

Alternativas:

a)
As afirmativas I, II e III estão corretas.

b)
As afirmativas I e II estão corretas.

c)
As afirmativas II e III estão corretas.

d)
Apenas a afirmativa I está correta.

e)
Apenas a afirmativa II está correta.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    Sim e não. pois tem alguns deficientes visuais que são ótimos em estudar, em outros casos, eles tem sim dificuldades mesmo.

    espero ter

Clique aqui para adicionar a sua resposta.