1. Compreender a educação como campo que estuda a cultura corporal do movimento humano possibilita uma

ampliação do olhar sobre essa disciplina escolar. Assinale a alternativa que corresponde a uma compreensão sobre o que é compreender as praticas corporais pelo prisma da cultura corporal do movimento humano: a-Significa compreender a atividade física a partir de sua possibilidade de produzir saúde para os indivíduos que, inseridos em uma determinada cultura, poderão utilizar esse estado de saúde e bem-estar para trabalhar mais felizes.

b- Corresponde a compreender a relevância que essas praticas culturais tem para o desenvolvimento do civismo, do amor a pátria e de um comportamento moral adequado.

c- Implica em compreender que todos podem praticar atividade física, pois ela é parte da cultura, mas que alguns alunos tem mais habilidades e devem receber maior atenção do professor, pois podem se tornar futuros atletas.

d- Implica em compreender as práticas corporais como elementos cheios de símbolos e significados. Assim a realização de uma ginastica, por exemplo, não é meramente a execução neutra de movimento mecânicos, mas a realização de uma atividade que ganha determinados sentidos no contexto sociocultural em que está inserido.

2.A história da Educação física escolar teve inicio na Europa, na segunda metade do século XVIII. No decorrer da história, diferentes ideais e propósitos motivaram a utilização de práticas corporais na escola. Assinale a alternativa que indica correta as influências da vertente crítica da educação física:

a- No século XVIII e inicio do seculo XIX, eram realizados esportes e jogos nas escolas com intuito de desenvolver a saúde força física dos trabalhadores, elementos fundamental para o inicio da revolução industrial.

b- No período pós-segunda guerra mundial , em especial durante o regime militar, o esporte passa ganhar força e a sobre a prática da ginastica nas escolas Brasileiras.

c- Na década de 1980, uma perspectiva voltada para o uso das práticas corporais na educação, com foco na realização de jogos e brincadeiras, passa a ganhar força.

d- Também nos anos 1980, reflexões sobre a relação das práticas corporais com a sociedade, em especial o mundo do trabalho e as relações capitalistas de produção, são motivadas a partir de vertente critica da educação física.

3- Analise a seguinte situação do problema:
Para a professora Antonela, recém-licenciada em Educação Física, foram atribuídas aulas especificamente da educação Infantil. A professora não tinha experiência prévia com a docência, a não ser as experiências formativas realizadas, durante o estágio supervisionado durante a formação inicial na área. Após a atribuição das aulas, a direção da escola solicitou que a docente entregasse, uma semana antes as aulas iniciarem, os elementos do planejamento didático. Antonela contudo não se recordava qual era a finalidade de cada documento, nem por qual plano traçar sua rota de prática pedagógica.
Tendo em mente os elementos e a importância do planejamento na Educação Física escolar, analise as seguintes afirmação a seguir:

I- Plano de aula: O planejamento de cada aula deve ser transcrito em um documento norteador da prática docente, chamado de plano de aula. Nele o docente descreve como será a intervenção a curto prazo, além de inserir qual é a unidade temática o objeto de conhecimento, tempo de intervenção, seriação e ciclo de escolarização, bem como os objetivos e habilidades a serem desenvolvidas ao ministrar o conteúdo. Além disso o docente deve inserir qual estratégia avaliativa será empregada ao termino de cada aula.

II- Plano da unidade didática: a médio prazo, o docente deve estar atento a quais blocos de unidade temáticas que serão trabalhados em sala de aula, desse modo o docente deve dedicar tempo para planejar os bimestres ou semestres letivos e inserir a rota traçada no plano da unidade didática. É desmembrado esse documento, em detalhes, que o professor irá elaborar cada plano de aula.

III- Plano de curso: dentro do planejamento didático, o plano de curso deve ser o primeiro documento a ser elaborado, uma vez que a partir dele que os conteúdos serão desmembrados a especificados a curto plano de aula e médio prazo da unidade didática, No plano de curso, geralmente o docente pensa a disciplina numa perspectiva macro para o semestre ou até mesmo o ano letivo. Nesse documento norteador da prática docente se apropriou para implementar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

IV- O planejamento didático é composto pelos seguintes elementos: Plano de ensino ou de curso, plano da unidade didática e plano.

RESPONDER

marinatagomori está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.