5) Desde março de 2018, os procedimentos alternativos serão incluídos como tratamentos aos pacientes

do Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais serão beneficiados com 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população, antes a essa resolução eram reconhecidos somente 19.

“O Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS. Com isso, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica. Essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes. Precisamos continuar caminhando em direção à promoção da saúde em vez de cuidar apenas de quem fica doente”, ressaltou o ministro Ricardo Barros.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As práticas alternativas são tradicionais, porém sem nenhuma utilização da população brasileira.

b)
Os medicamentos homeopáticos também podem ser consideradas práticas de saúde alternativas, visto que utilizam ativos naturais em suas composições.

Alternativa assinalada
c)
As práticas alternativas não possuem comprovação científica alguma, porém foram incluídas pelo SUS como uma tentativa da população aderir a essas práticas.

d)
Historicamente, as práticas naturais de tratamento da saúde eram menos abrangentes que nos dias de hoje.

e)
Somente os fármacos industriais devem ser utilizados para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes, aliadas a fisioterapia e outras práticas formais de reabilitação.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    Daniele hipólito, irmã de diego hipólito

Clique aqui para adicionar a sua resposta.