A prática esportiva pode ser um importante meio de proteção à saúde mental na infância e na adolescência,

assim como o desenvolvimento psicomotor, no entanto, a busca exacerbada por resultados em curto prazo, faz com que muitos profissionais do esporte a adotem práticas pedagógicas com ênfase na especialização esportiva precoce. Assim como poucas adaptações das competições dessas categorias, sugerem uma reprodução de jogos adultos somente em competidores de menor idade. Esses procedimentos podem causar transtornos emocionais que prejudiquem a saúde mental de jovens esportistas. BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 24. n.2 , p. 179/94, abr/jun, 2010.

Considerando esse contexto, para evitar a especialização precoce e garantir os benefícios da prática esportiva à saúde mental de crianças e adolescentes, o profissional de educação física na iniciação esportiva do voleibol deve:

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    2

    explicação:

    o  voleibol  foi criado nos estados unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da acm (associação cristã de moços de massachusetts) william george morgan. ao inventar o  voleibol  e suas regras, morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.