Aeducação do caráter era parte importante do pensamento grego. havia forte vínculo entre esse e o destino

do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas. a educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático. sobre a temática, analise as asserções abaixo: i. a ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade. porque ii. a importância dada por aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência a respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

1 Resposta

  • neireoliveira

    Boa tarde!

    Primeiro precisamos completar a pergunta: 

    1) A educação do caráter era parte importante do pensamento grego. Havia forte vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas.

    A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático.

    Sobre a temática, analise as asserções abaixo:
     
    I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade.

    PORQUE II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

    Alternativas:

    a) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

    b) As asserções I e II são falsas.

    c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.

    d) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.

    e) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.


    Agora, podemos responder corretamente: 

    Com base no enunciado acima, podemos confirmar que a letra D é correta.  As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.

    Partindo deste ponto, é interessante ressaltar que, a felicidade implica a educação da vontade, que pode ser observada através dos princípios racionais da moderação, e, deste modo, esta fundamentalmente ligada à política.

    Assim, uma vez que o homem é definido como animal político e sua conduta ética tem expressão na pólis é em sociedade que os homens podem alcançar o bem supremo: a felicidade, através do poder de escolha. 

    Espero ter te ajudado.

    Um abraço!

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