As investigações em Fisiologia do Exercício são bastante diversas e levam em conta diferentes aspectos
relacionados aos efeitos do exercício. Considerando-se que esse efeitos sobre as diferentes funções orgânicas dependem das características do executante, as pesquisas na área da Fisiologia do Exercício têm sido desenvolvidas com diferentes populações: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, indivíduos saudáveis, portadores de doenças, sujeitos sedentários, condicionados e atletas de diferentes níveis e modalidades esportivas. Os estudos investigam os mecanismos; enquanto que as pesquisas aplicadas testam diferentes características do exercício físico em diferentes populações e avaliam os efeitos dessas diferenças nas respostas agudas e crônicas das funções orgânicas (THOMAS & NELSON, 2005). TRICOLI, V.; FORJAZ, C. L.M. A Fisiologia em Educação Física e Esporte. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n. spe, p.7-13, 2011.Com base no exposto acima e o artigo científico “A Fisiologia em Educação Física e Esporte” (disponível na pasta Material da Disciplina) , apresente e explique os dois níveis de investigação da pesquisa aplicada em Fisiologia do exercício.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
thayaraoliversantos
Como mostrado no texto do enunciado, o estudo da fisiologia do exercício se subdivide em dois modos, o primeiro, que estuda os mecanismos pelos quais o exercício físico afeta a fisiologia dos indivíduos praticantes (por exemplo, o conceito de que o exercício cria pequenas lesões nos músculos que, ao se regenerarem, o fortalecem mais).
E o segundo, sendo a pesquisa que analisa as diferentes características do exercício físico em diferentes populações com base na etnia e idade desses indivíduos, além do tipo de exercício praticado.