Desafio Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um período de 7 anos,

aumentou 17% o número de nascimento de crianças gêmeas no Brasil.

Padrão de resposta esperado

Na literatura são descritos casos de gêmeos heterocarióticos, discordantes quanto ao sexo, que justificam essa possibilidade quando:

- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY e o outro, do sexo feminino, com síndrome de Turner (45,X), em consequência de perda de um cromossomo Y no início do desenvolvimento embrionário;

- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY, ao passo que o do sexo feminino é diagnosticado com mosaicismo 45,X/46,XY;

- o gêmeo do sexo feminino apresenta mosaicismo 45,X/46,XY e o masculino tinha cariótipo 45,X. Sabendo-se, entretanto, que, para o desenvolvimento de testículos, é essencial a presença de um cromossomo Y no carótipo, pode-se supor que, na realidade, pelo menos no início de seu desenvolvimento, o gêmeo do sexo masculino teria sido, igualmente, mosaico 45,X/46,XY.

No período entre 2003 e 2010, por ano, nasceram 51 mil crianças múltiplas.

"É sabido que gêmeos monozigóticos nascem sempre com o mesmo sexo. Entretanto, em circunstâncias atípicas, gêmeos monozigóticos são heterocarióticos, ou seja, apresentam diferenças no cariótipo, sendo discordantes quanto ao sexo fenotípico."

Crie um texto com até 10 linhas explicando esta afirmação.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    certa resposta

    obrigada

Clique aqui para adicionar a sua resposta.