Faça uma redação sobre a participação da mulher na catira.(min: 25 linhas)

1 Resposta

  • Aryanemendes

    A dança catira é um ritmo de origem híbrida, pois tem influências de diversas culturas, sendo as principais: africana, portuguesa, espanhola, europeia e indígena. Alguns estudiosos defendem que a origem dos passos tem ligação com a época dos peões dos Bandeirantes, já que segue um padrão de batidas de mãos e pés parecido.

    Alguns historiadores defendem também que a prática da dança catira já era executada entre os índios, na época do Brasil Colônia. Padre José de Anchieta teria sido o principal divulgador do estilo aqui, quando incluiu o ritmo nos ritos de celebração das festas de São Gonçalo, de Nossa Senhora da Conceição e de São João.

    Acredita-se que o cateretê também sofre influências portuguesas, devido a presença da viola, que foi criada em Portugal e trazida para o Brasil pelos jesuítas.

    Principais Características

    A catira tem alguns movimentos específicos, mas também sofre influências de outros modelos de dança e ritmo, dependendo da região em que está sendo executada. Tem semelhanças com estilos internacionais como sapateado e fandango e outros estilos de dança do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, como por exemplo o racha-pé e bate-pé.

    Como já vimos, geralmente, os grupos de catira são formados por homens que usam uma calça, uma camisa, um chapéu, um lenço amarrado no pescoço ou na cintura e uma botina especial para reproduzir os sons das batidas do pé. Um grupo formado por mulheres também usa o mesmo modelo de vestimenta.

    Entre os principais passos da catira estão: o rasqueado, a escova, o movimento serra acima, o movimento serra baixo, o movimento recortado e o movimento levante. Veja na lista abaixo as características e diferenças que definem esses passos:

    • Rasqueado: Uma dupla de violeiros se posiciona virada para os dançarinos ou frente a frente, e tocam a moda de viola com uma viola caipira. Durante a dança, eles intercalam uma música com acordes rítmicos específicos. Os dançarinos batem as mãos e o pés, intercalando com pulos para formar o ritmo da dança. Os dançarinos podem descansar quando os violeiros começam a entoar a moda de viola;

    • Escova: Os dançarinos formam duas fileiras, uma em frente da outra e dão seis pulos batendo as mãos e os pés.

    • Movimento serra acima: os dançarinos alternam batidas das mãos e dos pés com voltas seguindo da esquerda para direita;

    • Movimento serra abaixo: os dançarinos alternam batidas das mãos e dos pés com voltas completas no espaço em que a dança está acontecendo, seguindo parar trás fazendo movimentos da esquerda para direita;

    • Movimento recortado: os dançarinos mudam constantemente de fileira e posição;

    • Movimento levante: os dançarinos cantam junto com os violeiros, fazendo um grande coro.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.