Nas afirmativas a seguir, são apresentadas informações vinculadas à organização espacial ou temporal.
Analise cada uma delas em relação a estas estruturas psicomotoras da organização espaço-temporal e identifique a(s) verdadeira(s) e a(s) falsa(s): I. Envolve um aspecto apenas quantitativo (intervalo e ordem). II. Integração de dados, rítmicos, mais ligados ao sistema auditivo. III. Envolve a aquisição e conservação das noções de perspectiva, acomodação e convergência e percepção do próprio corpo em termos de direita e esquerda. IV. Integração de dados mais ligados ao sistema visual, apenas (lobo occipital). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma: a. V, V, F, F. b. F, V, F, V. c. V, F, F, V. d. F, V, F, F. e. nenhuma das alternativas anteriores está correta.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kailanerayssa204
Ola
É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96).
A orientação espacial é a consciência do corpo com o meio. A criança que inicia o processo da alfabetização sem possuir as noções de posição e orientação espacial, pode apresentar os seguintes problemas em sua aprendizagem:
• confundir letras que diferem quanto à orientação espacial (b/d, q/p);
• ter dificuldade em respeitar a ordem das letras na palavra e das palavras na frase (brasa/barsa);
• ser incapaz de locom
• não respeitar a direção horizontal do traçado, na escrita;
• não respeitar os limites da folha;
• apresentar sérias dificuldades para se organizar com seu material escolar;
• esbarrar em objetos e pessoas.
Para entendermos o movimento humano, as noções de corpo, espaço e tempo têm que estar intimamente ligadas. O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência.