O controle da ingestão de alimentos e manutenção do equilíbrio homeostático dependem de sinais periféricos
que atuem diretamente sobre uma resposta fisiológica apropriada. Há, portanto, sistemas que atuam em cooperação para estabelecer a fome e o gasto energético (VELOSSO, L. A. 2006). Alterações nestes sistemas podem estar associadas às mudanças no comportamento alimentar. VELLOSO, L. A. O controle hipotalâmico da fome e da termogênese: implicações no desenvolvimento da obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 50, n. 2, p. 165-176, 2006.Considerando o enunciado acima e seus estudos na disciplina de Anatomia Aplicada à Educação Física, assinale a alternativa que apresenta o sistema do corpo humano responsável pelo controle do gasto energético e a estrutura responsável pelo controle de tal ação.
Alternativas
Alternativa 1:
Sistema nervoso central. Medula.
Alternativa 2:
Sistema nervoso central. Hipocampo.
Alternativa 3:
Sistema nervoso periférico. Cerebelo.
Alternativa 4:
Sistema nervoso central. Hipotálamo.
Alternativa 5:
Sistema nervoso periférico. Ventrículo lateral.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
julliagatinhappan90k
O sistema e a estrutura responsáveis pelo controle do gasto energético são, respectivamente: Alternativa 4:
Sistema nervoso central. Hipotálamo.Os hormônios gastrointestinais são os principais agentes moduladores da homeostase energética.
Esse efeito modulador do apetite e da saciedade ocorre por meio de sua ação direta no hipotálamo ou no núcleo do trato solitário ao nível do sistema nervoso central.
Localizadas no hipotálamo, residem as estruturas responsáveis por controlar as sensações de saciedade e fome no corpo são. A partir desses centros ocorre uma resposta nervosa eferente.
A partir dela é controlado o volume de energia armazenada ou consumida em curto, médio e longo prazo. Tudo isso com o objetivo de manter o sujeito com peso normal.
Saiba mais em: