O controle da ingestão de alimentos e manutenção do equilíbrio homeostático dependem de sinais periféricos

que atuem diretamente sobre uma resposta fisiológica apropriada. Há, portanto, sistemas que atuam em cooperação para estabelecer a fome e o gasto energético (VELOSSO, L. A. 2006). Alterações nestes sistemas podem estar associadas às mudanças no comportamento alimentar. VELLOSO, L. A. O controle hipotalâmico da fome e da termogênese: implicações no desenvolvimento da obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 50, n. 2, p. 165-176, 2006.

Considerando o enunciado acima e seus estudos na disciplina de Anatomia Aplicada à Educação Física, assinale a alternativa que apresenta o sistema do corpo humano responsável pelo controle do gasto energético e a estrutura responsável pelo controle de tal ação.
Alternativas
Alternativa 1:
Sistema nervoso central. Medula.

Alternativa 2:
Sistema nervoso central. Hipocampo.

Alternativa 3:
Sistema nervoso periférico. Cerebelo.

Alternativa 4:
Sistema nervoso central. Hipotálamo.

Alternativa 5:
Sistema nervoso periférico. Ventrículo lateral.

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    O sistema e a estrutura responsáveis pelo controle do gasto energético são, respectivamente: Alternativa 4:

    Sistema nervoso central. Hipotálamo.

    Os hormônios gastrointestinais são os principais agentes moduladores da homeostase energética.

    Esse efeito modulador do apetite e da saciedade ocorre por meio de sua ação direta no hipotálamo ou no núcleo do trato solitário ao nível do sistema nervoso central.

    Localizadas no hipotálamo, residem as estruturas responsáveis ​​por controlar as sensações de saciedade e fome no corpo são. A partir desses centros ocorre uma resposta nervosa eferente.

    A partir dela é controlado o volume de energia armazenada ou consumida em curto, médio e longo prazo. Tudo isso com o objetivo de manter o sujeito com peso normal.

    Saiba mais em:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.