O pensamento crítico é a capacidade de julgamento consciente de situações, respondendo com base em suas

experiências. Por isso, é tão importante proporcionar ao estudante possibilidades de práticas diversificadas. O pensamento crítico pode ser favorecido e desenvolvido por meio de estratégias instigantes e provocadoras, podendo ser feitas no espaço físico da sala de aula ou extrapolando esse limite. Ciente desses conceitos, acompanhe a seguinte situação: Você é um(a) professor(a) de Educação Física formado há 20 anos. Durante sua trajetória profissional, você sempre foi muito rígido(a), utilizando-se de esportes em todas as suas aulas e dando sempre mais atenção para os alunos mais aptos. A escola em que você trabalha está passando por uma reestruturação metodológica e informou que você deveria se adequar às metodologias mais contemporâneas da Educação Física, uma vez que a escola está buscando desenvolver um trabalho voltado para as necessidades do aluno, para uma transformação social da comunidade em que ela está inserida. Além disso, você também precisa se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que não deixa mais espaço para utilizar apenas esportes. Diante dessa situação, responda: 1. Qual metodologia pedagógica da Educação Física você poderia adotar para suas aulas? 2. Justifique sua escolha, fazendo um pequeno planejamento da primeira aula. 3. Como você irá adequar seu plano de trabalho às normas da BNCC? 4. Explane as possíveis dificuldades que você terá para realizar essas modificações.

1 Resposta

  • Felipe

    No dia a dia da área da saúde, o pensamento crítico contribui para o desenvolvimento do raciocínio clinico objetivo dos profissionais e o bom gerenciamento de todos os recursos envolvidos dentro da administração de uma organização ligada àquela área.

    Na prática, o raciocínio clínico objetivo é visto quando o médico se conscientiza dos sintomas do paciente (com base na experiência profissional) e passa a receita de um remédio de forma imediata.

    Por fim, a gestão dos recursos envolve o uso correto uso do dinheiro na compra de materiais, equipamentos e, por fim, a alocação correta dos recursos humanos (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem) e materiais.

    Até breve!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.