O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).
Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.
Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.
Regra n° 1: tamanho da quadra
A quadra tem medidas oficiais de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. As linhas que formam o retângulo não são consideradas partes da quadra.
A cesta fica na área de defesa do time, com uma distância de 3,05 m do chão. Todos os pontos e traços marcados no chão da quadra, próximos à cesta têm um significado e falaremos mais no tópico sobre pontuação.
Regra n° 2: formação do time
Cada time de basquetebol precisa ter 5 jogadores. Assim, uma partida conta com 10 atletas no total. No banco de reservas, precisam estar disponíveis entre 3 e 7 jogadores, no máximo.
Regra n° 3: início da partida
A partida começa no centro da quadra, com o técnico jogando a bola para cima, enquanto um jogador de cada equipe tenta pegá-la.
Regra n° 4: duração da partida
Cada partida dura 40 minutos, divididos em blocos de 10 minutos cada. Quando a bola sai da quadra, o relógio é pausado. É por isso que muitas partidas de basquete duram bem mais do que 40 minutos. Se a bola não está em jogo, se houver alguma falta que pare o jogo, o relógio para de marcar o tempo e retorna quando tudo voltar tudo estiver resolvido.
Aqui temos uma diferença bem interessante em relação a uma partida de futebol, em que o relógio continua marcando o tempo e, só no final, o juiz concede alguns minutos extras para compensar períodos de longa pausa no jogo.
Outra característica em relação ao tempo no basquete é que um arremesso continua valendo, mesmo após o final da partida. Por exemplo, se um jogador arremessa uma bola para a cesta adversária no último segundo do jogo, o ponto dele é aceito mesmo que seja ultrapassado o tempo de partida.
Regra n° 5: Pontos
Agora vamos a uma das dúvidas mais comuns quando falamos em regras do basquete. Muita gente acha que toda bola que entra na cesta vale um ponto com o mesmo valor, mas não é assim que funciona. As marcações na quadra nos ajudam a entender melhor isso.
As cestas, como são chamados os arremessos que se tornam pontos, podem valer 3, 2 ou 1 ponto. As cestas que valem 3 pontos são aquelas efetuadas pelo jogador fora do meio círculo que fica na defesa de cada lado da quadra. É um pouco mais difícil, por isso, o ponto vale mais.
As cestas que valem 2 pontos são aquelas efetuadas dentro do meio círculo, que são um pouco mais acessíveis aos jogadores em termos de distância do alvo, no caso, a cesta.
Por fim, temos a cesta que vale 1 ponto. São os lances livres, efetuados de um ponto fixo da quadra e que derivam de alguma penalidade, ou seja, faltas.
fernanda0630
O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).
Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.
Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.
Regra n° 1: tamanho da quadra
A quadra tem medidas oficiais de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. As linhas que formam o retângulo não são consideradas partes da quadra.
A cesta fica na área de defesa do time, com uma distância de 3,05 m do chão. Todos os pontos e traços marcados no chão da quadra, próximos à cesta têm um significado e falaremos mais no tópico sobre pontuação.
Regra n° 2: formação do time
Cada time de basquetebol precisa ter 5 jogadores. Assim, uma partida conta com 10 atletas no total. No banco de reservas, precisam estar disponíveis entre 3 e 7 jogadores, no máximo.
Regra n° 3: início da partida
A partida começa no centro da quadra, com o técnico jogando a bola para cima, enquanto um jogador de cada equipe tenta pegá-la.
Regra n° 4: duração da partida
Cada partida dura 40 minutos, divididos em blocos de 10 minutos cada. Quando a bola sai da quadra, o relógio é pausado. É por isso que muitas partidas de basquete duram bem mais do que 40 minutos. Se a bola não está em jogo, se houver alguma falta que pare o jogo, o relógio para de marcar o tempo e retorna quando tudo voltar tudo estiver resolvido.
Aqui temos uma diferença bem interessante em relação a uma partida de futebol, em que o relógio continua marcando o tempo e, só no final, o juiz concede alguns minutos extras para compensar períodos de longa pausa no jogo.
Outra característica em relação ao tempo no basquete é que um arremesso continua valendo, mesmo após o final da partida. Por exemplo, se um jogador arremessa uma bola para a cesta adversária no último segundo do jogo, o ponto dele é aceito mesmo que seja ultrapassado o tempo de partida.
Regra n° 5: Pontos
Agora vamos a uma das dúvidas mais comuns quando falamos em regras do basquete. Muita gente acha que toda bola que entra na cesta vale um ponto com o mesmo valor, mas não é assim que funciona. As marcações na quadra nos ajudam a entender melhor isso.
As cestas, como são chamados os arremessos que se tornam pontos, podem valer 3, 2 ou 1 ponto. As cestas que valem 3 pontos são aquelas efetuadas pelo jogador fora do meio círculo que fica na defesa de cada lado da quadra. É um pouco mais difícil, por isso, o ponto vale mais.
As cestas que valem 2 pontos são aquelas efetuadas dentro do meio círculo, que são um pouco mais acessíveis aos jogadores em termos de distância do alvo, no caso, a cesta.
Por fim, temos a cesta que vale 1 ponto. São os lances livres, efetuados de um ponto fixo da quadra e que derivam de alguma penalidade, ou seja, faltas.