Pessoas que têm predisposição genética para diabetes mellitus tipo II frequentemente desenvolvem inicialmente

hipoglicemia reativa. Nessa condição, o aumento da taxa de glicose no sangue que segue a ingestão de carboidratos estimula uma secreção excessiva de insulina que por sua vez causa a queda do nível de glicose no sangue abaixo do normal. Isto pode resultar em fraqueza, mudanças na personalidade e desorientação mental. Como ocorre a regulação dos níveis sanguíneos de insulina e glucagon?

Alternativas:

a)
a regulação ocorre através do nível de glicose sanguínea, que controla a secreção de glucagon e insulina via feedback negativo, onde o glucagon tem a principal ação de elevar o nível sanguíneo de glicose quando se encontra abaixo do normal, e a insulina, tem ação contrária, ajudando a reduzir o nível de glicose sanguínea quando se encontra muito elevado.

b)
a regulação dos níveis sanguíneos de insulina e glucagon, ocorre quando o organismo fica com deficiência de sódio e cálcio, assim o glucagon é liberado e se liga a proteína quinase desencadeando uma resposta inflamatória no organismo que é mediada pela insulina com a liberação da glicose.

c)
quando os níveis de glicose e bicarbonato aumenta no sangue ocorre secreção de glucagon pelas células beta e quando os níveis de glicose e bicarbonato diminui no sangue ocorre secreção de insulina pelas células alfa.

d)
a regulação dos níveis sanguíneos de insulina e glucagon é feita através do eixo hipotálamo-hipófise-pâncreas, onde quando os níveis de insulina estão aumentados no sangue estimula o hipotálamo a liberar o TSH que atua no pâncreas.

e)
a regulação da secreção de insulina e glucagon é feito pelo sistema nervoso autônomo simpático que em resposta ao estresse diário, envia impulsos nervosos para o pâncreas que estimula a célula delta a liberar insulina e glucagon que atua nas células mantendo os níveis de glicose e cálcio no sangue.

RESPONDER

neireoliveira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.