Quais foram as conquistas do brasil em jogos olimpicos no voleibol masculino e feminino

1 Resposta

  • heylivis

     (masculino)

    As primeiras duas edições do torneio olímpico de voleibol foram vencidas pela União Soviética. Medalha de bronze em 1964 e vice-campeão em 1968, o Japão finalmente conquistou o ouro em 1972. Em 1976, a Polônia conseguiu vencer as finais da competição contra os soviéticos em cinco sets bastante disputados introduzindo uma inovação: o ataque do fundo, com o jogador saltando sem tocar a linha de três metros antes de fazer contato com a bola.

    Em 1980, os times mais importantes de voleibol masculino em escala mundial pertenciam à Europa Oriental. Por esta razão, o boicote americano às Olimpíadas de Moscou praticamente não afetou o nível do torneio masculino. A União Soviética conquistou sua terceira medalha de ouro olímpica com uma vitória de 3-1 sobre a Bulgária.

    Com o boicote de 1984, liderado agora pelos soviéticos, os Estados Unidos confirmaram a sua liderança sobre os times do bloco ocidental e conquistaram a medalha de ouro, derrotando o Brasil, então azarão do torneio, nas finais.

    O confronto definitivo entre os líderes do voleibol no Ocidente e no Oriente teve lugar em 1988: liderados pelo atacante Karch Kiraly, os Estados Unidos conquistaram sua segunda medalha de ouro, resolvendo a disputa em favor dos americanos.

    Em 1992, o Brasil iniciou a sua trajetória de potência no esporte eliminando adversários expressivos, como a Equipe Unificada (como foi designado a CEI) e os Estados Unidos, para obter sua primeira medalha de ouro em esportes coletivos em toda a história dos jogos. Finalista nesta edição, os Países Baixos retornariam em 1996 para uma vitória em cinco sets sobre a Itália.

    Bronze em Atlanta, a então Iugoslávia, sagrou-se campeã em 2000. E em 2004, o Brasil confirmou o seu favoritismo e adicionou ao seu histórico uma segunda medalha de ouro olímpica derrotando a Itália na final.

    Nas edições de 2008 e 2012, o Brasil novamente alcançou as finais do torneio masculino, mas não conseguiu o título: na primeira ocasião foi derrotado pela seleção dos Estados Unidos e quatro anos depois pela Rússia, que obteve seu primeiro título como nação independente (a URSS conquistou três medalhas de ouro). Jogando em casa em 2016, o Brasil chega novamente à final. Porém, desta vez consegue alcançar o lugar mais alto do pódio, ao derrotar a seleção italiana. Foi a quarta final seguida dos brasileiros (feito nunca antes alcançado),[1] conquistando seu terceiro ouro olímpico da história.[2]

    (feminino)

    A primeira edição do torneio feminino foi vencida pelo país-sede, o Japão. Seguiram-se duas vitórias em sequência para a União Soviética, em 1968 e 1972, e então um nova - e última - medalha de ouro japonesa, em 1976.

    O boicote do bloco capitalista às Olimpíadas de Moscou deixou muitas equipes importantes de voleibol feminino fora do torneio, como por exemplo o Japão e a Coreia do Sul. Deste modo, a União Soviética não teve qualquer dificuldade em conquistar sua terceira medalha de ouro.

    Em 1984, o bloco comunista revidou o boicote da edição anterior, e mais uma vez times importantes de voleibol feminino deixaram de participar dos jogos - por exemplo, União Soviética, Cuba e então Alemanha Oriental. Para desespero dos torcedores americanos, o time da casa foi derrotado nas finais em sets diretos pela China, uma nação comunista. Com times de ambos os blocos mais uma vez envolvidos na disputa, as soviéticas conseguiram em 1988 sua quarta medalha de ouro, derrotando o Peru em uma final histórica na qual chegaram a estar com dois sets de desvantagem.

    No ano 1992, uma nova força despontou no cenário do voleibol mundial: organizada sob o nome "Equipe Unificada", o selecionado da antiga União Soviética chegou até a final mas não resistiu à potência de ataque do jovem time cubano. Sob a liderança de Mireya Luis e Regla Torres, Cuba terminaria conquistando mais dois torneios olímpicos em seqüência, até hoje o maior número de medalhas de ouro consecutivas obtidas pela mesma equipe na história do voleibol.

    Em 2004, a China conquistou pela segunda vez o ouro. Jogando em casa em 2008, não conseguiu defender o título conquistado em Atenas. O time perdeu na semifinal para o Brasil, que chegou a final contra os Estados Unidos. A equipe brasileira perdeu apenas um set em toda a competição e foi campeão na sua primeira final olímpica (chegara as semifinais das quatro olímpiadas anteriores sem nunca avançar). A mesma final dos Jogos de Pequim se repetiu em Londres, quatro anos depois, assim como a equipe vencedora: vitória das brasileiras sobre as americanas por 3 sets a 1.

    Na edição brasileira dos Jogos Olímpicos, a seleção dona da casa chegou como uma das equipes favoritas ao ouro, porém foi surpreendida pela China nas quartas de final. A mesma seleção chinesa, que viria a conquistar seu terceiro ouro olímpico ao derrotar a Sérvia na grande final.

    Deste modo, as quatorze edições do Torneio Olímpico Feminino de Voleibol disputadas até o momento foram vencidas por cinco times: URSS (4), China (3),Cuba (3), Brasil (2) e Japão (2).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.