1) aristóteles organizou a distinção dos campos do conhecimento verdadeiro em três tipos: i. o teorético

(que se refere aos seres que nós só podemos observar sem agir sobre eles, sem interferir). ii. o prático (que diz respeito às ações humanas, como ética, economia e política). iii. o técnico (que se refere ao trabalho humano, que cria artefatos, produtos, instrumentos, alterando a natureza, como: poesia, medicina, arquitetura, artesanato, retórica). está correto o que se afirma: alternativas: a) em i, ii e iii. b) apenas em i e ii. c) apenas em ii e iii. d) apenas em i e iii. e) apenas em i. 2) leia atentamente as afirmações a seguir: i. argumentação. oratória. convencimento. retórica. persuasão. essas são marcas dos sofistas. ii. na grécia antiga, os sofistas eram professores que viajavam pelas cidades ensinando a arte da retórica a quem lhes pagasse. iii. segundo chauí (2012), temos apenas citações e fragmentos sobre esses professores e, por isso, não podemos precisar o que pensavam. descreve(m) adequadamente os filósofos sofistas: alternativas: a) somente as afirmações i e iii. b) somente as afirmações ii e iii. c) somente as afirmações i e ii. d) as afirmações i, ii e iii. e) somente a afirmação i. 3) leia atentamente as asserções a seguir: acompanhe também esse outro aspecto que tem muita semelhança com nossos dias: na grécia antiga, o momento em que o cidadão mais aparece e mais exerce sua cidadania é quando discute, opina, delibera e vota nas assembleias. por isso a educação, na época dos sofistas, tinha como padrão a formação do bom orador, aquele que sabia falar em público e persuadir os outros na política (pólis - cidade). assinale a alternativa correta: alternativas: a) as duas asserções são falsas. b) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção ii explica a asserção i. c) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção ii se contrapõe à asserção i. d) a asserção i é falsa e a asserção ii é verdadeira. e) a asserção i é verdadeira e a asserção ii é falsa. 4) leia o texto a seguir e assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas: platão se dedicou a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão. para ele, há diferentes maneiras de conhecer, diferentes graus de conhecimento. platão aponta quatro formas diferentes, quatro graus de conhecimento que vão do grau inferior ao superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. esses conhecimentos se dividem, segundo ele, em dois grupos, conforme explica chauí (2012): i. conhecimento - que abrange a crença e a opinião. a crença é nossa confiança no conhecimento sensorial, cremos que as coisas são como as percebemos de forma sensorial. já a opinião é nossa aceitação sobre o que nos ensinaram sobre as coisas. pensamos de acordo com nossas lembranças e sensações. platão defende que devemos nos afastar desses conhecimentos por serem ilusórios, por nos oferecerem apenas a aparência das coisas, as sombras das coisas verdadeiras. ii. conhecimento - composto pelo raciocínio e pela intuição intelectual. esse é o conhecimento considerado válido para platão. o raciocínio exercita e treina o pensamento, nos distancia das meras sensações e opiniões, e nos prepara para a intuição intelectual, que é como podemos conhecer a essência das coisas. assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: alternativas: a) sensível – inteligível. b) sensível – sensitivo. c) sinestésico – inteligível. d) insensível – ininteligível. e) racional – intuitivo.

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    I, II e III são verdadeiras.

    O campo teorético, que está associado com a tarefa dos físicos, filósofos e matemáticos (e todos os outros que realizam uma ciência a priori) é, para Aristóteles, um dos que mais enobrecem o espírito.

    O campo prático e o campo técnico, por sua vez, são os mais comuns e os mais fundamentais, em termos materiais, para a manutenção da vida humana, sendo impossível que a sociedade funcione sem os conhecimentos (cada vez mais avançados) destes dois tipos.

    É correta a alternativa D.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.