A Educação Ambiental foi ganhando corpo especialmente na segunda metade do séc. XX. Com base no texto

de Agnes Reis, "Histórico de educação ambiental", compõem os esforços para a educação ambiental vários eventos e marcos, exceto: a) Como a Educação Ambiental é interdisciplinar e interativa, não existe a necessidade de formar profissionais específicos, especializados na área, assim como não há necessidade de capacitar recursos humanos nessa área. No Brasil, boa parte das escolas de ensino fundamental já inclui a temática ambiental em suas disciplinas, envolvendo a comunidade em eventos como o "Dia da Árvore".

b) No ano de 1952, houve um acidente de poluição em Londres que matou 1.600 pessoas. Houve a criação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, Suíça).

c) Em 1975 foi criado o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA). Dois anos depois, a Conferência de Tbilisi (Geórgia) estabeleceu princípios orientadores da Educação Ambiental, insistindo em seu caráter interdisciplinar, ético, transformador, crítico.

d) Na década de 1970, há a disseminação de cursos de especialização na área de educação ambiental, cujos focos eram a recuperação, conservação e melhoria do meio ambiente. Em 1989, a Declaração de Haia foi uma preparação para um evento que ficaria famoso: a Rio 92, quando foi criada a Agenda 21, plano de ações que incluíam a educação ambiental e que projetava o "desenvolvimento sustentável".

e) Um dos maiores marcos da educação ambiental no Brasil foi a própria Constituição de 1988, especialmente o Art. 225, que estabelece que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado [...], impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

RESPONDER

Julliagatinhappank está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.