“assim como a família é a instituição mais importante da vida social, e o estado, da vida política,

a moeda é a ferramenta mais importante da economia capitalista. dotada de grande mobilidade, ela permite a propriedade impessoal e anônima, além de viabilizar a produção e a troca de mercadorias (sayada, 2001)”. fonte: tebchirani, flavio ribas. princípios de economia: micro e macro curitiba: intersaberes, 2012, capítulo 7, pp. 120-121.i – a moeda exerce a função de meio de pagamento (intermediário de troca)ii – a moeda deve ser estável, podendo consequentemente, tornar-se reserva de valoriii – a estabilidade da moeda impõe custos adicionais ao seu detentor. por isso ela não tem a função de reserva de valoriv – a moeda exerce a função de unidade de conta ou medida monetária das transações.

1 Resposta

  • neireoliveira

    Olá,

    I. Verdadeiro. A moeda funciona como meio intermediário para as transações comerciais realizadas em sociedade.

    II. Verdadeiro. A moeda precisa ter estabilidade, pois a demasiada volatilidade torna a prática de preços inviável. Por isso a moeda estável pode ser uma reserva de valor, tal como o dólar e o euro, por exemplo.

    III. Falso. A moeda pode sim ser uma reserva de valor; não havendo custos adicionais ao detentor.

    IV. Verdadeiro. A unidade da moeda é o seu uso como meio intermediário predominante, o que garante o pleno funcionamento do sistema econômico.

    São corretas a afirmações I, II e IV.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.