Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade dos povos indígenas que

vivem no país, aproximadamente trezentos povos que falam mais de 150 línguas. Estes povos possuem diferentes histórias, tradições e em comum o respeito pelos mais velhos e a preocupação com as futuras gerações. O contato com a nossa sociedade certamente trouxe muitas mudanças no modo de viver dos povos indígenas. Sobre os povos indígenas podemos afirmar:

I. Os povos indígenas mantêm suas identidades.

II. As culturas indígenas são estáticas.

III. Por serem estáticas as culturas indígenas não se transformaram ao longo do tempo.

IV. Os povos indígenas se afirmam como grupos étnicos diferenciados.

V. As culturas indígenas são dinâmicas.

Marque a resposta certa:

II-III-V

I-II-III

I-IV-V

I-II-V

III-IV-V

Pergunta 3
1 ponto
Não é possível fugir da era da tecnologia digital como facilitadora da aprendizagem em tempos atuais. As tecnologias digitais trazem a educação também desafios éticos. No cenário atual, a revolução tecnológica afeta o conhecimento e a sociedade, apontando para mudanças necessárias no processo educativo, na produção e socialização do conhecimento e na formação do professor. Na escola, as novas tecnologias, junto com uma boa proposta pedagógica, são de grande importância a partir do momento em que são vistas como:

processos de condicionamento do uso de reforço das respostas que se quer obter.

ferramentas/mídias educacionais facilitadoras e mediadoras da aprendizagem.

guias orientadores aos alunos para participação passiva no processo ensino-aprendizagem.

ferramentas únicas de ensino e aprendizagem.

ferramentas que estimulam a individualismo do aluno na construção do conhecimento.

Pergunta 4
1 ponto
O Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial principalmente depois da publicação de Casa grande e senzala de Gilberto Freyre (2003). De acordo com Florestan Fernandes (1965) o ideal de miscigenação fora difundido como mecanismo de absorção do mestiço não para a ascensão social do negro, mas para a hegemonia da classe dominante. O mito da democracia racial assentou-se sobre dois fundamentos: 1) o mito do bom senhor; 2) o mito do escravo submisso. Analise as afirmações:

I. A sociedade brasileira não se assume racista e essa crença do “não somos racistas” se traduz em uma determinação para a negação das práticas racistas.

II. O mito do escravo submisso fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento negro, por direitos e por justiça.

III. As proposições legislativas sobre a inclusão de negros vão desde o Projeto de Lei que reserva aos negros um percentual fixo de cargos da administração pública, aos que instituem cotas para negros nas universidades públicas e nos meios de comunicação.

Escolha a opção correta:

As afirmações I e II são falsas.

Apenas a afirmação II é verdadeira.

As afirmações I e III são verdadeiras.

A afirmação I é falsa.

Todas as afirmações são verdadeiras.

Pergunta 5
1 ponto
Sobre diversidade de gênero, podemos dizer que o sujeito vivencia a diversidade como parte de seu cotidiano escolar e tem total capacidade de aprender com ela. Porém, para isso acontecer, é necessário que a instituição educacional e os profissionais que nela atendem, se qualifiquem para responder de maneira mais concisa as questões que têm sido informadas pelo senso comum ou muitas vezes, por motivo de constrangimento, são lançadas ao mar da ignorância.

De acordo com estudos relacionados às questões de gênero, há diferença entre sexo, orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.

Analise o quadro a seguir e associe as colunas corretamente.

BQ03_ETICA E CIDADANIA_10.PNG
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo

1Aa, 2Dd, 3Bb, 4Cc

1Db, 2Ad, 3Ca, 4Bc

1Ac, 2Ca, 3Dc, 4Bb

1Db, 2Bc, 3Cd, 4Aa

1Db, 2Ad, 3Cc, 4Ba

1 Resposta

  • Crislane

    1db,2bc,3cb,4aa espero ter ajudado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.