A origem desse filme é bastante curiosa. Se várias produções se baseiam em livros, notícias de jornal, canções e até na vida real, por que não usar como fonte de inspiração um belo exemplo das artes plásticas? Pois é o que acontece com a pintura Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, que dá nome também a este sensível trabalho que marca a estreia no cinema de Peter Webber, veterano da televisão inglesa. Criado essencialmente a partir de especulações a respeito de como se originou essa peça, aclamada pelos críticos como uma das mais importantes e bem realizadas do artista, a trama parte para um enredo ficcional sobre um possível relacionamento entre o pintor e sua musa inspiradora
Muito da qualidade de Moça com Brinco de Pérola vem também das lentes apuradas de Eduardo Serra, fotógrafo que procurou recriar o mesmo ambiente de Vermeer em cada cena. Esse trabalho impressionante foi reconhecido no Oscar como uma das três indicações recebidas, ao lado de Direção de Arte e Figurino, ambas também muito justas. De mais, temos um conto de amor marcado pelas convenções de uma época e, talvez, imortalizado numa das mais belas e expressivas obras de arte que o ser humano já criou. E a convicção de que Moça com Brinco de Pérola é, certamente, um tributo à altura.
camila5715
A origem desse filme é bastante curiosa. Se várias produções se baseiam em livros, notícias de jornal, canções e até na vida real, por que não usar como fonte de inspiração um belo exemplo das artes plásticas? Pois é o que acontece com a pintura Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, que dá nome também a este sensível trabalho que marca a estreia no cinema de Peter Webber, veterano da televisão inglesa. Criado essencialmente a partir de especulações a respeito de como se originou essa peça, aclamada pelos críticos como uma das mais importantes e bem realizadas do artista, a trama parte para um enredo ficcional sobre um possível relacionamento entre o pintor e sua musa inspiradora
Muito da qualidade de Moça com Brinco de Pérola vem também das lentes apuradas de Eduardo Serra, fotógrafo que procurou recriar o mesmo ambiente de Vermeer em cada cena. Esse trabalho impressionante foi reconhecido no Oscar como uma das três indicações recebidas, ao lado de Direção de Arte e Figurino, ambas também muito justas. De mais, temos um conto de amor marcado pelas convenções de uma época e, talvez, imortalizado numa das mais belas e expressivas obras de arte que o ser humano já criou. E a convicção de que Moça com Brinco de Pérola é, certamente, um tributo à altura.