Na última aula, quarta-feira - 29/09/2021, conhecemos o simbolismo das mandalas em algumas tradições religiosas.

Descobrimos também que existem mandalas indígenas cristãs e budistas e que também podemos encontrá-las na natureza. A mandala é uma arte simbólica de algumas tradições religiosas e tem como função a comunicação, a expressão de ideias e a manutenção de valores e doutrinas. Entre os povos indígenas existem diversas formas de mandalas. Algumas feitas no chão, como círculos sagrados de pedras onde se dança e canta, outras em cestos, pinturas e artesanatos. A mandala ao lado é feita por indígenas da América do Norte, com varetas e fios, é tida como mandala de cura. Ela varia de cor, de acordo com o tipo de cura esperada.
No budismo Tibetano e no Zen budismo japonês elas são usadas como instrumentos de concentração para atingir estados superiores de meditação. No Tibete, se chama Khyil-Khor, que significa centro do Universo, no qual reside o Ser Divino e Iluminado.
As Rosáceas Cristã, de arquitetura Gótica, são vitrais de Catedrais onde está representado o cosmos como produto da criação. Representam a relação entre o divino e o humano, entre outros temas cristãos.
1) Por que a mandala pode ser entendida como uma forma de símbolo religioso? Escreva um texto de pelo menos um parágrafo argumentando sobre o que você entendeu do significado das mandalas nas religiões.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.