Nos últimos anos, a sigla ESG se tornou um dos assuntos mais comentados no meio corporativo. Incorporada

a partir da língua inglesa, a sigla representa critérios ambientais, sociais e de governança. No Brasil, também há referências ao termo como ASG — no entanto, a versão em português é menos comum. [...] Dentro do universo ESG, ações da empresa são avaliadas a partir de critérios que conferem informações aos investidores sobre os caminhos da corporação. Na questão ambiental, avalia-se a relação da instituição com a natureza e o meio ambiente. A letra S, de social, abrange a relação com funcionários, colaboradores, fornecedores, acionistas e as medidas para garantir a proteção aos direitos humanos. Com relação à governança, os critérios analisam a liderança da empresa, o pagamento de executivos, auditoria, controles internos e os direitos de acionistas.

Por isso, a relação entre o ESG e o meio ambiente é umbilical. Ao acompanhar uma tendência que se desenvolveu ao longo de décadas, o fortalecimento da sigla no mundo dos negócios mostra como o valor de uma empresa está atrelado não somente a resultados financeiros, mas também a conquistas não materiais que refletem a missão e os propósitos de uma marca e a contribuição dela para a sociedade.

THOMAS, Jennifer Ann. Entenda a relação entre ESG e meio ambiente. Um só planeta, 19 jun. 2021. Disponível em:

A partir da leitura do texto na íntegra, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Alternativa 1:
A sigla ESG demonstra que o valor de uma empresa e suas atividades voltadas ao meio ambiente estão atreladas essencialmente ao resultado financeiro.

Alternativa 2:
A ESG pressupõe critérios que visam um comportamento responsável das empresas com o meio ambiente, considerando também outros dois eixos: social e governança.

Alternativa 3:
A sigla ESG surgiu da língua inglesa sendo um assunto ainda pouco conhecido e comentado no meio corporativo, ESG representa critérios focados no crescimento financeiro da empresa.

Alternativa 4:
O ESG é uma sigla ainda inexistente no Brasil devido à provável ausência do eixo G de governança, no qual os critérios analisam o pagamento de executivos, sendo essa uma prática incomum no país.

Alternativa 5:
A letras S na sigla ESG é de socioeconomia, que significa a relação Socioeconômica entre a empresas, sociedade e governo mantendo um vínculo de responsabilidade com o desenvolvimento econômico do país.

1 Resposta

  • Alves

    Alternativa 2:

    A ESG pressupõe critérios que visam um comportamento responsável das empresas com o meio ambiente, considerando também outros dois eixos: social e governança.

    Explicação:

    Dentro do universo ESG, ações da empresa são avaliadas a partir de critérios que conferem informações aos investidores sobre os caminhos da corporação. Na questão ambiental, avalia-se a relação da instituição com a natureza e o meio ambiente. A letra S, de social, abrange a relação com funcionários, colaboradores, fornecedores, acionistas e as medidas para garantir a proteção aos direitos humanos. Com relação à governança, os critérios analisam a liderança da empresa, o pagamento de executivos, auditoria, controles internos e os direitos de acionistas.

    Trecho do próprio enunciado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.