O robô caça-talentos tem ajudado as companhias para recrutar e selecionar pessoas - inclusive as que não

estão à procura de emprego. Aos poucos, a inteligência artificial (IA) começa a ser usada para tornar mais eficiente o processo de recrutamento e seleção de pessoas. No Brasil, o movimento se iniciou há dois anos, liderado por companhias do setor de comércio e tecnologia que recorrem às máquinas sobretudo para lidar com um grande número de candidatos. Com o passar do tempo, acabou se expandindo para outros segmentos de negócios.
É o caso do laboratório anglo-sueco AstraZeneca. Com 1 200 funcionários no país, muitos deles no setor comercial, a empresa começou a usar um sistema de reconhecimento facial em entrevistas por vídeo. Durante essa fase, algoritmos permitem que as emoções do candidato sejam mapeadas. Depois dessa etapa, os selecionados vão para o processo de gamificação, que testa várias habilidades, inclusive a capacidade de interação. Segundo Vanessa Cordaro, diretora de recursos humanos e comunicação corporativa da AstraZeneca, o processo remoto tem ajudado nas contratações fora de São Paulo, onde fica a subsidiária brasileira. “Estamos com dois projetos em outras cidades e conseguimos acesso mais fácil a esses talentos”, afirma Vanessa.
Recém-implantado, o programa já foi usado na contratação de 270 funcionários da AstraZeneca, entre representantes de serviços e gerentes distritais, internos e externos. A paulistana Sandra Beltran é uma das funcionárias que passaram por esse sistema. Após nove anos trabalhando no setor farmacêutico como propagandista, Sandra se inscreveu num processo seletivo interno para mudar de posição na AstraZeneca. Formada em comunicação social, com pós-graduação em gestão de conhecimento do capital intelectual e MBA em gestão de pessoas, ela se “submeteu” ao sistema de inteligência artificial para conquistar uma vaga de gerente distrital. “No início, foi um pouco desconfortável, apesar de eu entender que precisava participar dessa etapa. Mas depois só vi benefícios, pois entendi as vantagens da seleção”, diz Sandra. Já alçada ao posto de gerente distrital, a profissional foi para a outra frente — ela própria teve de eleger sua equipe usando o recurso tecnológico. “Conheci os dois lados: de quem é selecionado por meio da inteligência artificial e de quem escolhe”, afirma. “É uma novidade e, como tal, requer adaptação.”
Com a evolução da tecnologia e das mudanças no comportamento da sociedade, a prática de recrutamento e seleção também teve de avançar. “Nos últimos anos, a maior mudança foi a divulgação online das vagas de emprego. Isso permitiu a rápida distribuição de oportunidades para uma audiência em massa”, afirma Jonathan Sampson, diretor-geral da consultoria de recrutamento Hays.

Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto.

Partindo de sua compreensão sobre esse tema, da leitura e estudo do conteúdo do Livro da Disciplina, e da pesquisa que terá de realizar, responda:

1 – Quais são as possíveis aplicações das tecnologias aos processos de recrutamento e seleção? Cite um exemplo para cada processo.

2 – Pesquise um exemplo de empresa que utiliza este tipo de tecnologia nos seus processos de Recursos Humanos, descrevendo como é realizado. Faça esta pesquisa preferencialmente em empresas de sua região ou de uma forma geral na internet.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

    cordeiro: moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à deus pela libertação dos hebreus da escravidão no egito. também simboliza, do ponto de vista cristão, jesus cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

    sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de cristo no domingo de páscoa.

    pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de cristo. jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na última ceia (santa ceia).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.