Peregrinação religiosa no Brasil. 2 Exemplos. Please!

1 Resposta

  • Juhbs

    1 — A Arte Colonial no Brasil estava voltada principalmente para temas religiosos, pois a Igreja Católica era a que mais investia na arte.

    O destaque eram pinturas e esculturas usadas para ornamentar igrejas.

    2 — A relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial.  

    > A Igreja Católica investia bastante na arte nesse período por meio de pinturas e esculturas de santos, anjos, etc, que ornamentavam conventos e igrejas.

    3 — ENEM (2013)  Profundamente religiosa,  a obra de Aleijadinho revela:

    D) personalidade, modelando uma imagem sacra com  feições populares.

    > As obras de Aleijadinho tinham muita personalidade no traço, além de representar imagens sacras com feições populares, pois são inspiradas nas expressões físicas do povo.

    4 — UNIRIO (2016)  A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

    Alternativa A.  

    > Na verdade, as estátuas dos 12 profetas fica, no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas.

    5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres, como o mármore, a principal era:

    D) A pedra-sabão.

    6 — FUNIVERSA (2015)  Considerando esse contexto, é correto afirmar  que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em  1812, pelo artista barroco:

    C) Manuel da Costa Ataíde.

    7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional  domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:  

    A) Manuel da Costa Ataíde

Clique aqui para adicionar a sua resposta.