PERGUNTA 10 Ao longo da história, foram sendo forjadas diferentes teorias interpretativas sobre o

processo saúde-doença, como consequência da atividade racional humana na busca de inferências causais para a doença. Essas teorias são, em última instância, expressões de determinadas maneiras de pensar o mundo e traduzem projetos filosóficos diversos, quando não antagônicos.
OLIVEIRA, M. A C; EGRY, E. Y. A historicidade das teorias interpretativas do processo saúde-doença. Rev. esc. enferm. USP , São Paulo, v. 34, n. 1, p. 9-15, mar. 2000 http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S008 0-62342000000100002&lng=en& nrm=iso . 11 jun. 2020.
Sobre os Modelos Explicativos da saúde e doença, analise as afirmativas a seguir.
I. No Modelo Empírico-racional há uma busca por encontrar explicações não ligadas ao sobrenatural para a saúde e a doença. Com Hipócrates houve o entendimento da relação entre homem e meio, sendo descrita pela Teoria dos Humores.
II. O Modelo Biomédico busca só tratar como verdade aquilo que pode ser provado, defendendo que um problema para ser resolvido precisa ser compartimentalizado, isto é, organizado em partes.
III. O Modelo Sistêmico diz respeito há um desequilíbrio que aconteceria em fatores do ambiente físico, como astros, clima, insetos e alimentos.
IV. No Modelo da História Natural das Doenças, são introduzidos os termos: abordagem sistêmica e determinação social. Traz a ideia de que a saúde e a doença estariam relacionadas aos modos de produção e reprodução social.
Está correto o que se afirma em:

RESPONDER

pohameeeeu está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.