PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS A palavra “princípio” já indica seu significado. Trata-se do início,

daquilo que vem antes de tudo; assim, algo que deve ser a base para qualquer ação que se pretende realizar. Muitos princípios, como a paz, o amor ou a liberdade, são comuns e aspirados em diversas sociedades. Eles podem estar presentes em diversos âmbitos: familiar, escolar, cultural e religioso. As empresas, os governos e as instituições religiosas, por exemplo, estipulam princípios como a base das suas crenças e ações.
Em suma, os princípios são as bases sobre as quais a vida em sociedade é regulada. É a partir deles que algumas regras são definidas em determinadas comunidades. Respeitar uns aos outros, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos de princípios éticos comuns em diversos locais do mundo. Esses princípios são fundamentais para uma boa convivência social.
Os valores funcionam como placas que orientam as ações de cada um. Um valor ético muito importante é a responsabilidade. Sabemos que muitos indivíduos consideram esse valor na construção dos seus projetos de vida. Já outros percebem diferentes interesses ou valores como mais importantes que a responsabilidade, o que pode gerar conflitos e
problemas sociais.
Outro exemplo é a amizade, um valor importante para a vida em sociedade. Os vínculos que estabelecemos com o próximo nos fortalecem para enfrentarmos as dificuldades e nos ajudam a ter empatia pelas dores e tristezas do outro. Esse valor deve ser cultivado todos os dias para que não nos afastemos de quem se importa conosco. É comum que o tempo, a distância e as atividades cotidianas nos afastem de alguns amigos, mas tentar cultivar essas amizades é fundamental. Uma mensagem ou telefonema àquele amigo que não vemos há um tempo pode nos ajudar a fortalecer ou refazer laços.
VALORES ÉTICOS E SOCIEDADE
Muitos valores éticos fazem parte das religiões, como o respeito e o amor ao próximo. Na Bíblia, Jesus ensinou o maior valor do cristão: amar ao próximo como a si mesmo. Para colocar isso em prática, é preciso seguir outros valores e princípios, entre eles a solidariedade, o respeito, a empatia e a honestidade. Os valores éticos não surgem do pertencimento a uma religião, mas da necessidade de se sentir como pessoa humana autêntica, dotada de dignidade inata, capaz de perceber o outro e de compreender sua relação com ele.
Os princípios éticos estão presentes na construção da moral de cada grupo social, na legislação e também nas religiões.
3. De acordo com o texto, os valores éticos surgem do fato de alguém pertencer a uma religião? Explique o posicionamento do autor do texto.

RESPONDER

Elen está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.