Reconhecer diferentes realidades e experiências religiosas, sobretudo de épocas mais antigas, nos

ajuda a relacionar o sagrado primitivo ao contemporâneo (dos nossos dias). Embora o fenômeno religioso nem sempre seja fácil de ser compreendido e explicado, podemos entende-lo melhor através destas relações. Sobre as diferentes concepções sobre o sagrado, analise as afirmativas abaixo:

I - Para o animismo tudo que vive possui alma. Tal concepção religiosa acredita que o anima é o princípio da vida e a força vital que mantêm todas as coisas;

II - O panteísmo é a concepção religiosa que acredita na existência de várias divindades e é muito comum nas tradições religiosas mais antigas.

III - A concepção religiosa que tem por fundamento a fé em um único princípio de tudo e em uma única divindade criadora é chamada de monoteísmo.

IV - A maior parte das tradições religiosas indígenas entende que diferentes espíritos habitam os seres humanos e a natureza. Por isso, a religiosidade indígena brasileira é caracterizada como niilista.

V - O animismo é uma forma de politeísmo, já que acredita na existência de várias divindades que estão presentes em todas as coisas.
QUAL AS CORRETAS

1 Resposta

  • Shaday

    Platão achava que o mundo dos sentidos não era confiável, pois as vezes somos enganados pelos mesmos.. 
    Para Platão a alma faz parte do mundo das idéias onde tudo é perfeito.. 
    Ex: quando estamos no mundo dos sentidos enxergamos as sombras, no mundo das idéias o real. 
    Leia o livro" o mundo de sofia" um romance da filosofia

Clique aqui para adicionar a sua resposta.