1. A análise da formação territorial brasileira está intrinseca¬mente comprometida com uma visão interligada

dos processos e circunstâncias que moldaram, no tempo e no espaço, seu povoamento, a ocupação econômica de seu território e a ação do Estado no Brasil. Com efeito, pode-se afirmar que, no caso brasileiro, as histórias geopolítica e geoeconômica estiveram fortemente entrelaçadas na sua formação territorial, pautadas pela própria continentalidade e diversidade regional caracterís-ticas do País.” (FIGUEIREDO, 2016,

No texto que vimos agora, a autora comenta sobre a diversidade regional do nosso país, que, devido a suas dimensões continentais, teve um histórico de ocupação bastante atrelado às questões físicas e geográficas. Em relação à ocupação do território brasileiro, assinale a alternativa verdadeira.

a) A Região Sul do Brasil teve iniciada sua ocupação no século XVIII por colonos açorianos, mas seu povoamento efetivo se deu face a políticas de migração promovidas pelo governo brasileiro ainda no século XVIII.
b) A partir do século XVII, o espaço rural brasileiro começa efetivamente a ser ocupado pela monocultura da cana-de-açúcar, na Região Nordeste.
c) A atividade pecuária do período colonial se localizou no sertão interior, próxima às áreas produtoras de açúcar na Região Nordeste.
d) Até a década de 1970, a maioria da população brasileira ainda residia na área rural do País, com exceção da Região Sudeste.
e) A cafeicultura se alastrou em grande extensão territorial. Inicialmente, o café era plantado no sul do Paraná e do Rio Grande do Sul, tendo em seguida se alastrado em direção a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, chegando a São Paulo na década de 1930, com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.

RESPONDER

Isadoradp está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.