1)Formas violentas de tratamento a determinados grupos sociais específicos de nossa população, denominados

anteriormente, selvagens e hoje os mais pobres e os negros, não é apenas uma pauta do passado. A mídia possui um papel importante na difusão de ideias de que bandidos devem morrer, não existe um esclarecimento sobre quem possa ser esse "bandido", qual é a sua história de vida, a qual sistema de violência, seja do Estado ou da Sociedade, também foi vítima e que tipo de tratamento recebe ou possa receber na prisão. Há que se discutir e caminhar para uma solução de forma humanizada o problema da criminalidade, atacando suas causas, as desigualdades sociais, acesso ao trabalho, moradia, educação e o respeito ao direitos humanos. Existe uma memória latino-americana atravessada por crimes contra a humanidade e baseado nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I - O tráfico de escravos e a escravidão, foram perpetuados por séculos no Brasil para sustentar nossa economia agrário-exportadora.
II - Barbáries perpetuadas contra negros eram justificadas pela ideia de que esses não eram homens, e sim animais.
III - Os negros não pertenciam à “humanidade”, portanto não podiam nem mesmo ser tratados como súditos, apenas como animais.
IV - O genocídio contra os negros deixou de ocorrer no Brasil.
Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:
a)I, II, III e IV
b)I, II e III apenas.
c)I e II apenas.
d)I e III apenas.
e)IV apenas.

2)A segunda metade do XX é repleta de crimes praticados contra a humanidade na América do Sul. Em vários países, como Chile, Uruguai, Argentina e Brasil os regimes ditatoriais se disseminaram e crimes como prática da tortura de dissidentes políticos, assassinatos, estupros de mulheres, prisões em massa, desaparecimento de corpos, e perseguições, práticas essas que produziram muitos mort. s e desparecidos no Brasil e não receberam um julgamento que ateste e reconheça essas atrocidades até os dias atuais.
Acerca dos crimes praticados contra a humanidade na América do Sul, analise as afirmações a seguir:
I - O Brasil expulsou, de forma forçada, muitas pessoas que resistiam e lutavam contra essas práticas, em defesa dos direitos humanos e da democracia, sobretudo da liberdade de expressão.
II - O Brasil foi responsável pela produção de muitos refugiados, jovens, estudantes, professores, intelectuais, artistas, escritores, músicos.
III - A liberdade, a imaginação, a criação, a crítica, a participação cidadã na política não eram tolerados pelo regime.
IV - Foi criada uma comissão denominada Comissão Nacional da verdade cujo objetivo é refutar o lado negativo de todo esse passado .
V - Uruguai, Chile e Argentina trabalharam de forma eficiente com a memória sobre a ditadura para explicar para a sua população o que significam os crimes contra a humanidade cometidos durante esses regimes
Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:
a)I, II, III, IV e V
b)I, II e V apenas.
c)I, III e IV apenas.
d)II e V apenas.
e)I, II, III e V apenas.

Reposta: 1=B 2=E.

RESPONDER

Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.