2. Embora sistemas gamificados possam ser poderosas ferramentas para a construção de sistemas eficientes,

o conceito também é criticado.

Sobre essas críticas, assinale a alternativa que descreve aquela mais presente na literatura:

Você acertou!

A.
O conceito de gamificação é criticado porque seu discurso tende a focar no aumento da produtividade da pessoa, sem que isso signifique melhores condições de trabalho de fato.

O foco do discurso da gamificação costuma ser a produtividade, e não o bem-estar. No contexto de relações trabalhistas, isso pode criar ainda mais exigências sobre o trabalhador, com maiores metas, por exemplo. Muitos estudos mostram que a gamificação pode ser uma técnica eficiente. A questão do purismo dos jogos e a utilização de seus conceitos para outros contextos não é uma questão amplamente debatida, nem há preocupação de que sistemas gamificados iriam competir com jogos educativos ou com a indústria dos jogos digitais.

Resposta incorreta.

B.
O conceito de gamificação é criticado porque, embora pareça uma ideia interessante e promissora, não há estudos mostrando que a técnica funcione.

O foco do discurso da gamificação costuma ser a produtividade, e não o bem-estar. No contexto de relações trabalhistas, isso pode criar ainda mais exigências sobre o trabalhador, com maiores metas, por exemplo. Muitos estudos mostram que a gamificação pode ser uma técnica eficiente. A questão do purismo dos jogos e a utilização de seus conceitos para outros contextos não é uma questão amplamente debatida, nem há preocupação de que sistemas gamificados iriam competir com jogos educativos ou com a indústria dos jogos digitais.

Resposta incorreta.

C.
O conceito de gamificação é criticado porque é uma simplificação grosseira da experiência dos jogos, de forma a banalizar um meio que pode ser considerado expressão artística.

O foco do discurso da gamificação costuma ser a produtividade, e não o bem-estar. No contexto de relações trabalhistas, isso pode criar ainda mais exigências sobre o trabalhador, com maiores metas, por exemplo. Muitos estudos mostram que a gamificação pode ser uma técnica eficiente. A questão do purismo dos jogos e a utilização de seus conceitos para outros contextos não é uma questão amplamente debatida, nem há preocupação de que sistemas gamificados iriam competir com jogos educativos ou com a indústria dos jogos digitais.

Resposta incorreta.

D.
O conceito de gamificação é criticado por ameaçar substituir os jogos educativos, que, de maneira geral, oferecem experiências melhores.

O foco do discurso da gamificação costuma ser a produtividade, e não o bem-estar. No contexto de relações trabalhistas, isso pode criar ainda mais exigências sobre o trabalhador, com maiores metas, por exemplo. Muitos estudos mostram que a gamificação pode ser uma técnica eficiente. A questão do purismo dos jogos e a utilização de seus conceitos para outros contextos não é uma questão amplamente debatida, nem há preocupação de que sistemas gamificados iriam competir com jogos educativos ou com a indústria dos jogos digitais.

Resposta incorreta.

E.
O conceito de gamificação é criticado porque ele compete com a indústria dos jogos digitais pelos mesmos recursos.

O foco do discurso da gamificação costuma ser a produtividade, e não o bem-estar. No contexto de relações trabalhistas, isso pode criar ainda mais exigências sobre o trabalhador, com maiores metas, por exemplo. Muitos estudos mostram que a gamificação pode ser uma técnica eficiente. A questão do purismo dos jogos e a utilização de seus conceitos para outros contextos não é uma questão amplamente debatida, nem há preocupação de que sistemas gamificados iriam competir com jogos educativos ou com a indústria dos jogos digitais.

RESPONDER

Michaeldouglas está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.