3) (1,00 ponto) A política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural surgiu, em parceria com organizações

governamentais e não governamentais, pretende contribuir para uma ação institucional capaz de implantar e consolidar estratégias de desenvolvimento rural sustentável, potencializando estratégias de comercialização. Porém, conforme MDA (2004), esta política também se fundamenta em outros aspectos básicos para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e pretende-se que seja estabelecida de forma sistêmica, articulando recursos humanos e financeiros a partir de parcerias eficazes, público e privadas, solidárias e comprometidas com o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar em todo o território nacional. Com base no conteúdo da Unidade Curricular, sabendo desta predisposição a parcerias público-privadas, sobre a relação da iniciativa privada com a ATER, assinale a alternativa correta.

( ) O Brasil tem um perfil rural e sua produção agrícola é pouco diversificada. Desta forma, é importante a presença do setor privado no campo, que centraliza o desenvolvimento tecnológico sem esforço governamental.
( ) A Ater oferece cursos profissionalizantes, apenas para empresas privadas e, desta forma, viabiliza a multiplicação da difusão do conhecimento no campo.
( ) O modelo tradicional do mercado privado de ATER brasileiro priorizou o serviço de venda e pós-venda para pequenos produtores no país e, por este motivo, a ATER governamental tem foco especial em grandes propriedades rurais.
( ) Com base na situação agrária brasileira, é importante que os métodos de ATER sejam simplórios, que atendam apenas às questões financeiras das propriedades, acelerando os processos de desenvolvimento no campo.
( ) Juntamente à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), as empresas privadas surgem contribuindo com o setor público, gerando novos modelos de assistência técnica.

RESPONDER

Yagolds está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.