A Eficiência Biológica Relativa (EBR) mede a influência da qualidade de um tipo de radiação na produção

de efeitos radiobiológicos no tecido e nos sistemas biológicos irradiados. Ela depende da dose de radiação, da taxa de dose, do fracionamento da dose e da idade da pessoa exposta. A EBR é uma função da qualidade da radiação, a qual é expressa pela Transferência Linear de Energia (LET), que representa a perda média de energia, por colisão, de uma partícula carregada por unidade de comprimento da trajetória no tecido irradiado. A figura abaixo ilustra a probabilidade de surgimento de efeitos biológicos estocásticos em função da dose de radiação administrada.

1 Resposta

  • Mariarosadasilva

    Sobre a transmissão de calor, é correto o que se afirma em: 01 + 08 + 16

    01) Correto: De acordo com a Lei de Fourier, o fluxo de calor por condução em regime estacionário, através de um material homogêneo, é diretamente proporcional à área de secção transversal atravessada e à diferença de temperatura entre os extremos, e inversamente proporcional à espessura atravessada.

    02) Falso: O fluxo de calor através de um meio fluido ocorre pela diferença de densidade,  em razão das variações de temperatura experimentados pelo meio,  aceleração gravitacional, comprimento-medida característico de convecção, a difusividade e  viscosidade dinâmica.

    04) Falso: O fluxo de calor através do espaço, mesmo vazio, ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, quanto maior a temperatura,  maior a frequência e maior a intensidade de energia irradiada.

    08) Correto:  Somente a parcela absorvida é transformada em calor, provocando aumento da temperatura do receptor. Dependendo da cor do corpo e tipo de material, o corpo absorve em maior ou menor medida a energia.

    16) Correto: Qualquer corpo cuja temperatura seja superior a do zero absoluto emite energia radiante.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.