A gestão de conflitos é uma importante ferramenta para qualquer empresa que atua no Agronegócio. É comum

que os empreendedores rurais se deparem com esse tipo de situação no dia-a-dia no campo, seja em problemas com a sua própria equipe, ou com fornecedores e clientes. Lidar com colaboradores com diferentes opiniões não é fácil, mediar divergências entre eles também não. É necessário foco, paciência e espírito de liderança para conseguir que todos entrem em um consenso. E não é só uma questão de que todos se sintam satisfeitos dentro do ambiente de trabalho, mas, também, de produtividade do seu Agronegócio. A gestão de conflitos é extremamente necessária, pois, é por meio dela que você poderá otimizar a rotina do seu empreendimento rural. Muitas vezes as divergências podem acabar atrapalhando o cronograma de atividades da sua empresa rural, e até mesmo gerando erros. Tudo isso, afeta diretamente a sua produtividade e lucratividade. Desta forma, manter uma gestão de conflitos eficaz afeta diretamente o seu empreendimento rural. Com a gestão de conflitos você conseguirá não apenas criar um ambiente saudável onde todos podem expor suas opiniões sem gerar divergências, mas, também, otimizas as tomadas de decisões e aumentar o desempenho da sua equipe. Disponível em

Diante do exposto, apresente um exemplo real ou hipotético da aplicação da gestão de conflitos no contexto organizacional visando lidar com as divergências e utilizá-las para melhorar a produtividade do agronegócio. Considere o conteúdo trabalhado no material didático e nas aulas.
Para isso você precisa:

1. Descrever a situação de conflito, identificando os envolvidos e a sua fonte, conforme proposto por Carvalhal et al (2006, apud FILIPIN, SILVA e KOYAMA, 2019). É preciso identificar a principal fonte de conflitos, entre (i) diferenciação dos grupos, (ii) recursos compartilhados e (iii) atividades interdependentes e explicá-la.

2. Identificar e explicar a forma como o gestor administrou a situação de conflito descrita na questão 1, conforme proposto por Montana e Charnov (2006, apud FILIPIN, SILVA e KOYAMA, 2019), evidenciando os resultados obtidos.

3. Apresentar ao menos um argumento que justifique a afirmação: “A habilidade para administrar conflitos, sem dúvida alguma, torna-se uma das mais importantes para aqueles que estão em cargos de chefia e liderança” (ROBBINS, 2005, apud FILIPIN, SILVA e KOYAMA, 2019).

RESPONDER

daymano está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.