A natureza e o exercício da liderança têm sido foco de estudos ao longo dos anos. Embora não haja um
consenso entre os pesquisadores, a liderança pode ser considerada como a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. Elaborado pela Professora. Considerando as teorias que tratam dos estilos de liderança, analise as afirmações abaixo e complete as lacunas. (1) O conceito de liderança corresponde à ideia de que não há como definir um estilo único ou ideal de liderança, o que significa dizer que o exercício da liderança deve estar adequado ao ambiente, aos objetivos e às pessoas envolvidas no processo. (2) No estilo de liderança os líderes afetam as emoções de seus seguidores, encorajando e inspirando para que vejam os problemas de maneira diferente, deem o máximo de si e apresentem novas ideias, criando assim um comprometimento em relação aos objetivos definidos. (3) A liderança se caracteriza por ser um tipo negociador, que recorre aos interesses e às necessidades dos seguidores, de maneira que os líderes prometem recompensas para que os subordinados trabalhem em prol das metas estabelecidas, reconhecendo o trabalho como um sistema de trocas entre contribuições e recompensas. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
crislane1071
situacional, carismática, transacional
Explicação:Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com o contexto em que a equipe se encontra e os profissionais que a compõe.
Líderes carismáticos exercem com maior facilidade poder sobre sua equipe de trabalho, seus pares e também seus superiores. Possuem a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e sua autoconfiança
A liderança transacional, também conhecida como liderança gerencial, é um estilo de comando baseado em recompensas e punições para que o executivo consiga, de seus subordinados, a melhor performance.