Ao estudar Toxicologia Ambiental, é importante considerar os conhecimentos em termos gerais que fundamentam

as diversas áreas e divisões da Toxicologia. Para estabelecer a caracterização do toxicante, é importante considerar: Resposta Selecionada:
Corretae.
A característica físico-química da substância.

Respostas:
a.
O odor da substância química.

b.
A cor da substância química.

c.
A forma da substância química.

d.
A concentração da substância química.

Corretae.
A característica físico-química da substância.

Comentário da resposta:
resposta: E
Comentário: a caracterização do toxicante ambiental diz respeito ao conhecimento de características próprias a esse agente tóxico, tais como características físico-químicas, que influenciam diretamente na velocidade de absorção, as vias de absorção, bem como dose e concentração, já que toda substância pode ser considerada um veneno ou tóxica, dependendo da dose e/ou concentração.

Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos

Correta
Ao estudar um risco toxicológico, envolvido com a probabilidade de uma substância química provocar efeitos nocivos em condições definidas de exposição, a qual pode ter elevada toxicidade e baixo risco, também é importante considerar que todo contaminante apresenta comportamento relativamente definido quando presente em um ecossistema. Neste sentido, escolha a alternativa verdadeira em relação ao comportamento ambiental de poluentes:

Resposta Selecionada:
Corretac.
A tendência de todo poluente é a de dispersar.

Respostas:
a.
A tendência de todo poluente é a de se acumular na água.

b.
A tendência de todo poluente é depositar na litosfera.

Corretac.
A tendência de todo poluente é a de dispersar.

d.
A tendência de todo poluente é a de se manter inerte ao ambiente.

e.
A tendência de todo poluente é a de se acumular no ar.

Comentário da resposta:
resposta: C
Comentário: quando os toxicantes são sintetizados e emitidos ao ambiente, eles tendem a se dispersar sofrendo várias transformações e interações com os próprios elementos do compartimento ambiental e biota envolvidos, que pode culminar, em alguns casos, até na degradação ambiental. Desta forma, quando ocorre uma contaminação ambiental, é importante considerar que o toxicante se movimenta e os danos, muitas vezes, são dificilmente reparados, devido à dificuldade em reter essa dispersão.

Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos

Correta
Historicamente, após a Segunda Guerra Mundial e a época da Revolução Verde, surgiram diversas mudanças no manejo da agricultura que estabeleceram relações diretas com os impactos causados ao ambiente e à população e lentamente dentro da Toxicologia surgiu o estudo da Ecotoxicologia. Assim sendo, a melhor definição para Toxicologia Ambiental é:

Resposta Selecionada:
Corretaa.
Ciência que estuda efeitos nocivos de substâncias químicas no meio ambiente e em populações.

Respostas:
Corretaa.
Ciência que estuda efeitos nocivos de substâncias químicas no meio ambiente e em populações.

b.
Ciência que estuda efeitos de substâncias em comunidades de animais.

c.
Ciência que estuda efeitos de substâncias em comunidades de plantas.

d.
Ciência que estuda efeitos de substâncias naturais em populações.

e.
Ciência que estuda efeitos de substâncias sintéticas em comunidades de animais.

Comentário da resposta:
resposta: A
Comentário: Toxicologia Ambiental é uma ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o meio ambiente e os danos causados em populações, enquanto que Ecotoxicologia está envolvida com os efeitos das substâncias naturais ou sintéticas sobre os organismos vivos, populações e comunidades de animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a bioesfera, incluindo, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um conjunto. Ecotoxicologia é uma ferramenta de monitoramento ambiental envolvida por resposta de organismos individuais a estressores químicos.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.