Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma
de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar! exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos.Referência
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
crislane1071
Explicação:
Instituição: Banco do Brasil (sociedade de economia mista).
No Banco do Brasil, o nível de burocracia é altíssimo, muito por conta da atividade econômica - produtos e serviços bancários - realizada. Na realidade de cada agência, a burocracia (excesso de formalidades) é vista quando quando os empregados precisam de autorização do gerente geral para liberar empréstimos e financiamentos aos clientes.
Nessa dimensão, a referida instituição alega que essa burocracia é necessária para registrar as operações financeiras e os respectivos responsáveis pela execução de cada uma delas.
Espero ter ajudado :)