As células de nosso corpo são formadas por uma membrana conhecida como bicamada lipídica, sendo constituída
por duas camadas de fosfolipídios. Esta membrana, que é semipermeável, atua como barreira, separando o conteúdo intracelular do extracelular, controlando a entrada e saída de substâncias na célula. Dessa maneira, ao entrarmos em contato com um agente tóxico, é importante lembrarmos que o mesmo deve ser absorvido antes de se manifestarem os efeitos. MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2019.Acima é mencionado algumas necessidades para que sejam observados os fenômenos de intoxicação. Para que aconteçam, é necessário que o agente seja absorvido, sob diferentes formas. Sendo assim, associe as duas colunas, relacionando os mecanismos de absorção com suas respectivas definições.
( 1 ) Osmose ( ) Nesta modalidade, as partículas líquidas são englobadas pela célula por meio de invaginações da membrana plasmática.
( 2 ) Difusão simples ( ) Nesta modalidade de transporte, temos a passagem apenas da água (solvente) por meio da membrana plasmática, a favor do gradiente de concentração.
( 3 ) Pinocitose ( ) Este tipo de transporte necessita do auxílio das chamadas proteínas carreadoras, que facilitam a passagem das substâncias por meio da membrana plasmática.
( 4 ) Difusão facilitada ( ) Modalidade de transporte de substâncias (soluto) por meio da membrana plasmática no sentido de maior concentração da substância para a menor concentração.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 3, 2, 4
Alternativa 2:
2, 4, 3, 1
Alternativa 3:
2, 4, 1, 3
Alternativa 4:
3, 1, 4, 2
Alternativa 5:
4, 2, 1, 3
Kauany está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.