As danças circulares sagradas, tal como hoje as conhecemos, trazem em suas raízes esse passado longínquo
da dança dos povos. Reencontram e recuperam a dança como comunhão e transcendência, uma prática comunitária e gregária. Como no passado, qualquer pessoa pode participar dessa dança, basta entrar na roda, dar as mãos e se abrir para o encontro além da palavra. OSTETTO, L. E. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 40-55, 2010.Na disciplina de Fundamentos de Rítmica e Dança, você, aprendeu sobre o universo da rítmica, história da dança, dança e formação humana, entre outros conteúdos importantes para a formação profissional. Desta forma, além de conhecer sobre os conteúdos apresentados no livro, é relevante que conheçam também os diferentes estilos de dança.
Deste modo, nesta atividade MAPA, você deverá realizar a gravação de um vídeo, de no máximo 5 minutos, em que será necessário:
- Realizar uma coreografia com os passos básicos das danças circulares.
- Explicar os procedimentos metodológicos dos passos.
Para auxiliar na realização da atividade, vocês deverão assistir o vídeo abaixo:
Link: www. youtube. com/watch?v=WqOeNAUFp80&t=556s (lembre-se de copiar e colar no seu navegador de internet)
Explicações sobre a atividade:
- Para desenvolvimento da coreografia, você deverá obrigatoriamente escolher entre uma das duas músicas propostas abaixo:
1. Danças Circulares Irlandesas: www. youtube. com/watch?v=XxqhweH2MWg
2. Trem Bala: www. youtube. com/watch?v=xbEkR8rBneg
- Qualquer uma das opções de música apresentam 2 minutos de duração, desta forma, sua coreografia deve ter 2 minutos, nem mais e nem menos.
- É obrigatória, a realização de no mínimo 10 passos básicos e mais dois giros de acordo com o vídeo disponível acima. Caso desejem adicionar mais passos do vídeo ou que vocês mesmos criem, não tem problema. Desde que apresentem o mínimo de 10 passos básicos e 2 giros diferentes. Exemplos de alguns passos básicos: Balança balança, abre e fecha, passo ponta, trança (existem 2 tipos de trança), abre-cruza-frente, abre-cruza-trás, giro deslocado na linha de roda, giro no lugar, giro com para giro, ciranda, giro na ciranda, trança na ciranda, passo junta passo, longo-curto/curto-longo, valsa, valsa com abre e fecha e etc.
- Sua coreografia também deve, obrigatoriamente, conter: pose inicial, pose final, ondulações e adaptação dos movimentos com a música.
- A repetição de movimentos apenas trocando a perna, não contabilizará como movimentos diferentes.
- IMPORTANTE: A coreografia deverá ser criada por você, aluno, e não reprodução de uma coreografia já existente.
- Após terminar a coreografia, você têm até 3 minutos, para explicar os procedimentos metodológicos dos passos propostos. IMPORTANTE: neste momento, não deve haver nenhuma música ou som de fundo, apenas a voz de vocês explicando os passos.
- Explicar os procedimentos metodológicos significa explicar como se vocês estivessem dando aula sobre as danças circulares e fossem propor esta coreografia aos alunos de vocês, seja na escola, escolas de dança ou em outros ambientes.
Rafaela está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.