ATIVIDADE 3 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54/2021 Os Acordos Multilaterais Ambientais (AMA) são acordos

internacionais que envolvem mais de dois países, os quais possuem como finalidade a busca e implementação de soluções para problemas ambientais causados pela ação antrópica no planeta Terra, como por exemplo: a perda de espécies de fauna e flora; a destruição da camada de ozônio; o aumento da liberação de gases que agravam o efeito estufa; o desmatamento de grandes florestas; o aquecimento global, dentre outos.
Embora pareça um tema recente, os primeiros acordos multilaterais datam do século XIX, acentuando-se a preocupação ao redor desta temática a partir da Segunda Guerra Mundial. Especialmente nos anos 50 e 60 do século passado, verificou-se uma preocupação com os ambientes marítmos e terrestres, que resultaram na elaboração de alguns AMAs, como àqueles oriundos da Convenção Internacional para a Prevenção dos Vegetais, assinado em Roma em 6 de dezembro de 1951. Entretanto, foi somente por volta dos anos 70 que os problemas atmosféricos foram evidenciados.
Desde então, a assinatura dos acordos e protocolos ambientais modificou não somente a maneira com que a humanidade encara a disponibilidade dos recursos naturais, mas também o estilo de vida das pessoas, o comércio, a indústria, e toda a economia mundial. Dentre as Conferências e protocolos assinados, alguns serão de especial interesse para esta atividade: o Protocolo de Kyoto (1997), o Acordo de Paris (2015) e a COP26 (que aconteceu em Glasgow entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro deste ano).

RESPONDER

Flavio está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.