Biotransformação conceitua-se como a metabolização de substâncias endógenos e exógenas para substâncias

mais hidrossolúveis visando a excreção pela urina e fezes. As reações de fase I convertem fármacos lipofílicos em moléculas mais polares, introduzindo ou desmascarando um grupo funcional polar, como –OH ou –NH2, por meio de reações de hidrólise, redução ou oxidação. Esse processo é realizado por enzimas que possuem alta especificidade de substrato, as quais, em sua maioria, são expressadas constitutivamente. Sobre o assunto julgue as seguintes afirmações e assinale a alternativa verdadeira.

As carboxilesterases são glicoproteínas presentes no soro e na maioria dos tecidos que hidrolisam numerosos compostos lipídicos endógenos. Essas esterases clivam ésteres carboxílicos produzindo ácido carboxílico e um álcool correspondente.
Sistema Citocromo P450 – catalisa a maior parte das reações de fase I, encontrando-se particularmente no reticulo endoplasmático liso e é especialmente abundante no fígado. O mecanismo de ação do citocromo P-450 envolve ativação do oxigénio seguida da perda de um hidrogénio ou um electrão do substrato e recombinação de um oxigénio. O resultado global é a inserção de um átomo de oxigénio na molécula do xenobiótico.
As colinesterases têm grande importância na toxicidade dos inseticidas organofosforados, os quais inibem a acetilcolinesterase, assim, impedindo o término da formação do neurotransmissor acetilcolina.
O gás sarin, arma química produzida durante o regime nazista na Alemanha, é um organofosforado altamente potente que causa o acúmulo da acetilcolina nos receptores motores e neuronais, estimulando-os continuamente o que causa defasagem de outros neurotransmissores como, também, de ATP. Isso pode levar o indivíduo a morte em poucos segundos.
São verdadeiras as alternativas:

II, III, I, V

I, III, IV

I, II, III

I, II, IV

Todas as afirmativas estão corretas

1 Resposta

  • FerSilva

    1) Letra D, a lesão vai se modificando a medida que o processo cicatricial regular se desenvolve.
    2) Letra C, hiperplasia, os tecidos ao sofrerem agressão podem reagir aumentando a quantidade de células na região atingida como resposta a lesão.
    3) Letra E, o tecido necrosa de onde há a infecção até onde puder atingir se não for contido.
    4) Letra E, Arteriosclerose.
    5) Letra E, Recidiva.
    6) Letra B, baixo poder de penetração, certos tecidos densos bloqueiam raios x.
    7) Letra B, os sinais cardinais estão relacionados ao inicio do processo exsudativo.
    8) Letra E, Linfócitos, pois podem diminuir ou aumentar o processo inflamatório.
    9) Letra A, Queloide.
    10) Letra B, angiotensina e vasopressina podem regular a hipovolemia e a hipervolemia.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.