Caro(a) estudante, no decorrer da unidade, foram vistos vários conceitos sobre jogos multiplayer,

em especial jogos massivos, e sua funcionalidade na rede de computadores, além de terem sido explorados alguns problemas que podem prejudicar o desenvolvimento e experiência no jogo. Entre as situações apresentadas, citamos algumas implicações na arquitetura cliente-servidor decorrentes da grande quantidade de usuários que geralmente se conecta de forma simultânea nos servidores centralizados, responsáveis por manter as atualizações, a funcionalidade e a comunicação necessárias para um jogo massivo, bem como a interação entre seus jogadores. Essas dificuldades podem acarretar problemas que afetam o jogo e o seu público-alvo.

Em relação à arquitetura de rede de computadores e os jogos multiplayer, deve-se considerar que os jogadores podem se desconectar a qualquer momento e que o estado do jogo deve ser mantido. Sendo assim, devido ao grande número de jogadores, estratégias de roteamento, organização dinâmica de redes e técnicas para disseminar informações podem ser utilizadas, minimizando os problemas nessa arquitetura.

Diversos problemas ocorridos na rede que suporta um jogo massivo podem ser resolvidos com dispositivos redundantes e elementos que assegurem a disponibilidade do servidor e seus recursos, tornando possível o acesso dos jogadores.

Com base nessas informações e no conteúdo estudado na unidade, elabore uma dissertação, de aproximadamente 20 linhas, em que você aponte quais são os principais elementos de rede responsáveis por suportar uma arquitetura de jogo massivo e o grande volume de usuários que faz o uso dessa plataforma. Descreva as características de cada um desses elementos e de que forma eles atuam nesse cenário, possibilitando a funcionalidade adequada do MMO em uma rede de computadores.

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