Caro(a) estudante, no decorrer da unidade, foram vistos vários conceitos sobre jogos multiplayers e

redes de computadores. Dentre os conceitos de redes de computadores e as camadas do modelo OSI apresentadas, foram citados alguns exemplos sobre a camada de aplicação e sua funcionalidade. Um exemplo de jogo multiplayer MMO é o GTA Roleplay, em que as modalidades são criadas pelos próprios usuários e podem progredir em uma história na plataforma on-line com ajuda de outros jogadores, acessando diversos servidores disponíveis na Internet, em que cada um deles estabelece regras específicas, mapas e permitem que diversos usuários estejam simultaneamente conectados.

De acordo com Arruda (2014, p. 20), os protocolos da camada de aplicação definem o formato dos dados trocados pelas aplicações na rede e o autor ainda cita como exemplo o DNS utilizado para resolução de nomes, permitindo que uma aplicação possa identificar o endereço IP, traduzindo-os da sua linguagem para a linguagem entendida por ela (utilizando um navegador, na maioria dos casos).

No entanto, ele também cita outro protocolo muito comum e utilizado na maioria dos jogos multiplayers on-line: o HTTP ou HTTPS (versão segura), contido nessa mesma camada.

Com base no texto, escreva uma dissertação de aproximadamente 15 linhas, sobre o protocolo HTTP/HTTPs da camada de aplicação e de que forma ele está presente em uma estrutura de jogo multiplayer. Cite também pelo menos uma das arquiteturas estudadas e sua utilização nesse contexto.

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