Dentre os principais focos do sistema de saúde e segurança ocupacional está a utilização de métodos

e ferramentas que auxiliem na eliminação ou minimização dos riscos para que não resultem em acidentes de trabalho. Neste aspecto, uma ferramenta essencial é o estudo de riscos e operabilidade (HAZOP), que é para identificar riscos e compreende a análise de vulnerabilidade, análise de consequências, e análise de frequências e probabilidades. POLASTRI, P.; MANTOVANI, M. T. S. R. Gestão Integrada da Qualidade. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com a utilização desta ferramenta, profissionais de segurança no trabalho podem estudar riscos existentes ou riscos potenciais a colaboradores ou equipamentos, além de possíveis anomalias de projetos. Assim, considerando esta ferramenta e sua aplicação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Se durante o processo produtivo for identificado um risco que resulta em parada do processo produtivo, automaticamente este deve ser classificado como médio, porém tolerável mediante controle.

Alternativa 2:
Após a análise de probabilidades, se um risco for identificado com possibilidade de ocorrer três vezes por mês, este é classificado como crítico, independente da classificação de suas consequências.

Alternativa 3:
A análise destes dados deve considerar situações do ambiente interno de trabalho, desconsiderando a opinião pública, pois este fator não pode se controlado pela organização e não afeta a vida dos colaboradores.

Alternativa 4:
Por meio da ferramenta HAZOP é possível substituir outras ferramentas de gerenciamento de riscos, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pois estes já são abordados pela ferramenta.

Alternativa 5:
Caso um risco ofereça potencial de provocar dano grandes em instalações e máquinas, e tenha probabilidade de ocorrer uma vez por mês, este risco deve ser classificado de classe alta, frequente e, consequentemente, de significância crítica.

RESPONDER

Gustavopierro está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.