Durante o cultivo da aspargueira (Asparagus officinalis L.), hortaliça de grande importância socioeconômica

da família Liliácea, são aplicados de forma repetitiva inúmeros tratos culturais, com intuito de condicionar a planta à produção dos turiões, hastes comestíveis que se desenvolvem a partir do rizoma, colhidos ainda tenros. Para a produção de turiões, é condição essencial que a planta permaneça em dormência durante certo período, haja vista que a cultura não produz bem em condições que obriguem a um desenvolvimento vegetativo contínuo ao longo do ano (FILGUEIRA, 2008). FILGUEIRA, F. A. R. Manual de Olericultura – agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3ª ed. Viçosa: UFV, 2008. 421p.

Com base no contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas quanto aos principais tratos culturais aplicados na cultura da aspargueira.

( ) Após o período de dormência, com o reinicio da brotação (início da primavera), são necessárias amontoas e irrigações, caso as chuvas sejam deficientes.

( ) Com a diminuição das temperaturas (início de cada inverno) as plantas entram em repouso, tornando-se amareladas ou secas, ocasião propícia para se eliminar toda a parte aérea.

( ) Os tratos culturais devem ser efetuados de modo a não danificar as raízes carnosas, o que prejudicará a futura produção de turiões.

( ) Durante o período de repouso fisiológico da planta, que coincide com o inverno seco do centro-sul do Brasil, deve-se complementar o fornecimento de água com irrigações constantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

RESPOSTA : V, V, V, F Corrigido pelo Ava

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    V, V, V, F Corrigido pelo Ava

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.