Em função da temperatura de trabalho e do material utilizado, a conformação mecânica pode ser classificada

como trabalho a frio, a morno e a quente. o trabalho a quente é usado para reduzir os esforços de conformação e/ou permitir a recristalização. geralmente, a temperatura mais elevada de trabalho a quente é limitada pouco acima de 50% da temperatura de fusão, devido à possibilidade de fragilização à quente (existência de compostos dentro do material com menor ponto de fusão). basta uma pequena quantidade de constituinte com baixo ponto de fusão nos contornos de grão para fazer um material desagregar-se quando deformado. de outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que não ocorre a recristalização do material com temperatura de trabalho de até 30% da temperatura de fusão. já no trabalho a morno, ocorre uma recuperação do material, sem recristalização.
assinale a alternativa que apresenta a definição correta dos termos “recuperação” e “recristalização” respectivamente:
escolha uma:
a. recuperação é o rearranjo das discordâncias internas, restaurando parcialmente a ductilidade e recristalização é a reestruturação interna, com formação de novos grãos, restaurando completamente a ductilidade original.
b. recuperação é simplesmente o processo de resfriamento após a conformação a frio, e a recristalização é o processo que refaz a estrutura de contorno dos grãos.
c. recuperação é a formação de novos grãos, introduzindo tensões internas em gradiente menor e a recristalização é a recuperação dos grãos oriundos do processo anterior a conformação mecânica.
d. recuperação é o retorno a sua granulometria original enquanto a recristalização é a formação de novos grãos, fazendo com isso a introdução de tensões internas com maior intensidade.
e. recuperação é simplesmente o processo de resfriamento após a conformação a quente, e a recristalização é o processo que refaz a estrutura de contorno dos grãos.

1 Resposta

  • Alves

    Correta.

    Recuperação é o rearranjo das discordâncias internas, restaurando parcialmente a ductilidade e recristalização é a reestruturação interna, com formação de novos grãos, restaurando completamente a ductilidade original.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.