enade-2011) a cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista
dos filósofos do século xvii. de fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do iluminismo viam como principal motor do progresso. a cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. a diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnico concretos. na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
yarawaneska49
Na cibercultura, esses valores incorporam valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
Quanto mais pessoas tiverem acesso à Internet (ao ciberespaço), mais se desenvolverão novas formas de "sociabilidade", maior será o grau de apropriação das informações por diferentes atores, que poderão modificá-las segundo seus próprios valores (culturais, estéticos), difundindo-as por sua vez de uma nova maneira.
A característica principal desse novo meio de comunicação é que quanto mais universal, menos "totalizante" (ou totalitário). Daí a cibercultura ser herdeira da filosofia iluminista do século XVIII, pois incentiva o debate e a argumentação, retomando e aprofundando os antigos ideais de "emancipação e exaltação do humano".
Continue estudando em