Fernanda é proprietária de uma organização que atua com

avaliação e investimentos de organizações. Fernanda utiliza as informações fornecidas pelo gestor financeiro em seu processo decisório. Nesse processo decisório, Fernanda deverá selecionar 2 (duas) organizações diferentes, uma com base na análise do desempenho financeiro (obter o retorno do investimento em menor tempo possível) e outra com base no desempenho não financeiro (qualidade no atendimento aos clientes).
Diante do modelo decisório da Fernanda, o gestor financeiro selecionou algumas informações, as quais estão relacionadas no Quadro 01:

Quadro 01: Indicadores Financeiros e Não Financeiros Selecionados.
Organização Período Payback Satisfação dos Clientes
Sol Ltda 8 anos 9,3
Lua Ltda 5 anos 8,7
Prata Ltda 6 anos 9,0

Fonte: Elaborado pelo Professor (2022).

Fernanda confia nas informações disponibilizadas pelo seu gestor, pois, ela conhece a metodologia do cálculo dos indicadores do Quadro 01. Assim, Fernanda se guiará apenas pelas informações presente no Quadro 01 para optar em investir na Sol Ltda, Lua Ltda ou Prata Ltda.

SIGNIFICÂNCIA
As organizações utilizam indicadores para reconhecer o seu desempenho. Os mais utilizados são os indicadores fnanceiros: receita, custo, lucro e despesas. Além disso, dois ou mais indicadores podem ser combinados para representar uma nova situação, como os indicadores de rentabilidade, período payback, indicadores de liquidez e indicadores de endividamento (contemplam mais que uma conta contábil)

EXPERIMENTAÇÃO
Caro(a) aluno(a), talvez você não tenha tido um contato direto com o tema indicadores financeiros. Entretanto, durante sua jornada acadêmica, você já teve contato com alguns indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), Inflação.
Para você por a mão na massa e ter contato direto com esse tema, acesse o painel dos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic
Por meio da análise dos indicadores do IBGE, é possível visualizar informações demográficas, sociais, agroindustriais, entre outras.

Já, para você ter contato com o tema indicadores financeiros, uma recomendação para você experimentar esse tema, é acessar o site de Relação com Investidores (RI) da Magazine Luiza, na aba, Central de Resultados

Navegue, descubra novas informações! Após essas 2 experimentações, a sua aprendizagem sobre indicadores será mais enriquecida na Ação.

REFLEXÃO
Os indicadores representam uma situação ou expõem pontos de melhorias (falhas nos processos), mas, eles se limitam a assessorar. O que muda um contexto organizacional e garante a perenidade das organizações são as tomadas de decisão, a eficiência e a eficácia na utilização dos recursos tangíveis, intangíveis e humanos.

CONCEITUALIZAÇÃO
Bellen (2002) afrmou que os indicadores são a descrição por meio de números, de conceitos abstratos e complexos, cujo objetivo é tornar a comunicação desses fenômenos compreensível. Os autores Anthony e Govindarajan (2008) denotaram que os indicadores não financeiros (também chamadas de informações extrafnanceiras) não possuem um padrão contábil. As informações não fnanceiras advêm dos controles de produtividade, do ambiente externo e das políticas da organização, entre outras fontes.
Um exemplo de indicador é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele reúne diferentes características em um único número: qualidade e expectativa de vida, renda per capita, condições de saúde, entre outros. Quando o IDH é analisado, ele reflete diversos aspectos da condição de vida de uma região, cidade ou país (em um único número).


AÇÃO / AVALIAÇÃO

Caro(a) aluno(a), após percorrermos as etapas do ciclo de aprendizagem, chegou a hora de você praticar (#AÇÃO e #AVALIAÇÃO).
Com base no exposto, Argumente (em até 10 linhas) quais as organizações serão as 2 (duas) organizações selecionadas por Fernanda pelos seus 2 critérios de tomada de decisão.

RESPONDER

beatrizmeirapusk está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.