Inicia-se a Idade Média, fase que acontece entre os séculos V a XV d. C., o marco dessa transição

foi o Cristianismo, o que foi determinante na mudança de padrões de beleza e comportamento. MORAES, Lucimara Ferreira de; Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

I) O padrão de beleza do período antigo se estende para idade média, mantendo a pele clara, porém agora acompanhado pela testa raspada, veias acentuadas com índigo, e ausência das sobrancelhas.

PORQUE

II) Por influência do Cristianismo foi imposto uma forma de pensar em que o corpo humano, e em especial o feminino, estaria intimamente ligado ao pecado. Essa postura religiosa impôs a abolição de todo e qualquer produto ou ato de embelezamento que arremetesse a vaidade, enaltecendo a beleza e dessa forma levando a lascívia e pecado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a)As asserções I e II são proposições falsa

Alternativa 2:
b)A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma pro posição falsa

Alternativa 4:
d)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

1 Resposta

  • MELIODASdaIRA

    O padrão de beleza, de fato, sofreu grande alinhamento do período antigo com a entrada da Idade Média, e principalmente do Cristianismo, que associava o corpo feminino ao pecado, de forma que as mulheres eram coibidas (Alternativa 4).

    O padrão de beleza antigo era sempre marcado por testas raspadas, ausência de sobrancelhas e veias acentuadas com índigo, principalmente no corpo feminino.

    A Igreja Católica preconizava que as mulheres eram associadas ao pecado, e por conta disso, deveriam manter o corpo para si, sem qualquer tipo de exposição, uma vez que ainda poderiam ser criminalizadas.

    Saiba mais em:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.