Muitos dos acontecimentos mais perturbadores para as economias do mundo todo nas últimas décadas tiveram
sua origem no mercado de petróleo. Nos anos 1970, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) decidiram elevar os preços mundiais do produto para aumentar sua renda. Esses países atingiram seu objetivo, reduzindo conjuntamente a quantidade de petróleo ofertada. De 1973 a 1974, o preço do petróleo (descontada a inflação do período) subiu mais de 50%. Então, poucos anos depois, a Opep fez a mesma coisa outra vez. De 1979 a 1981, o preço quase dobrou. Mas a Opep teve dificuldades para manter o preço tão elevado. Entre 1982 e 1985, o preço caiu a uma taxa mais ou menos constante de 10% ao ano. Em 1986, a cooperação entre esses países deixou de existir e o preço despencou 45%. Em 1990, o preço do petróleo (descontada a inflação) voltou ao ponto em que estava em 1970 e se manteve nesse nível baixo durante a maior parte da década de 1990. Mankiw, N. G. Introdução à economia. 8 Ed. São Paulo: Cengage, 2020. No dia 09 de março de 2020 os mercados mundiais viveram um grande dia tensão resultado da queda brusca dos preços do petróleo. A causa dessa brusca queda é a guerra de preços entre a Rússia e a Arábia Saudita. O barril do petróleo Brent despencou com uma queda de 24,10%. Esses episódios mostram como a oferta e a demanda podem se comportar de maneiras diferentes no curto e no longo prazo. Dessa forma, pesquise sobre o assunto e explique por que a Opep não conseguiu manter os preços do petróleo elevados ao longo dos anos. Para isso, utilize a lei da oferta e da demanda bem como o comportamento das elasticidades no curto e no longo prazo. - Argumente formalmente com sua próprias palavras. - Sua resposta deve ter entre 5 a 7 linhas. - Textos que apresentarem cópias sem referência serão zerados.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
pohameeeeu
O objetivo da Teoria da Demanda é evidenciar que o consumidor é quem dita o ritmo do mercado de consumo. Na prática, a demanda representa a busca ou procura do consumidor por um determinado produto no ponto de venda.
Partindo deste ponto de vista, os três elementos que ajudam na definição da demanda são:
preço - se o preço do bem for baixo, a demanda será maior; por outro lado, se o preço tiver muito alto, a demanda será menor. qualidade - é um elemento essencial para a continuidade ininterrupta da venda de um produto. necessidade de consumo - o consumidor avalia se o produto resolve um problema do dia a dia.Siga firme na direção dos seus sonhos!