O novo Relatório sobre as Desigualdades Mundiais é o segundo realizado desde 2018 e teve a colaboração

de cerca de uma centena de pesquisadores internacionais. O documento de mais de 200 páginas inclui análise sobre o impacto da pandemia de covid-19, que exacerbou o aumento da fatia dos bilionários no total da riqueza global. Pela primeira vez o estudo inclui dados sobre as desigualdades de gênero e ecológicas (a pegada de carbono entre países ricos e pobres, mas também entre as categorias de renda). O estudo se refere ao Brasil como "um dos países mais desiguais do mundo" e diz que a discrepância de renda no país "é marcada por níveis extremos há muito tempo". Relacionando o fragmento acima com os conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O discurso da meritocracia corrobora com as desigualdades sociais, que mantém determinada elite política e econômica como detentora do poder e que, ao mesmo tempo, exclui grande parcela da população.

PORQUE

II. O esforço individual é a principal condição para que as pessoas em situação de pobreza alcancem seus objetivos. Isto é, trata-se de uma mudança de classe social que independe de ações políticas e, tampouco, de melhorias na educação pública e no seu acesso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

1 Resposta

  • Ferkaso

    Alternativa II: a II não é justificativa da I

Clique aqui para adicionar a sua resposta.