Os produtos químicos podem estar presentes nos três estados físicos bem conhecidos por todos que
são: o estado sólido, líquido e gasoso, e em todos os estados existe a possibilidade de ocorrer o contato, proporcionando danos e risco à saúde. Os aerodispersóides, podem ser encontrados em suspensão ou dispersão no ar atmosférico, causando poluições e sendo potenciais agentes tóxicos. O risco maior destas partículas está relacionada com pequenos tamanhos de partículas, pois uma vez que entram em contato com o sistema respiratório, pode chegar aos alvéolos pulmonares, causando obstrução e danos.Adaptado de MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre o tema acima apresentado, identifique a alternativa que descreve as névoas.
Alternativas
Alternativa 1:
São partículas sólidas que são originadas no processo de condensação de vapores que ocorre pela volatilização abrupta de um agente químico no estado sólido.
Alternativa 2:
Sua origem pode ser vegetal, como acontece com as névoas geradas em indústrias que manipulam tecidos, ou até mesmo minerais, como em névoas de asbesto.
Alternativa 3:
São partículas líquidas oriundas pelo processo de condensação do vapor presente em um líquido volátil, ou seja, que nas condições ambientais está na fase vapor.
Alternativa 4:
São constituídos por partículas sólidas que surgem em um processo mecânico que divide finamente a matéria. Esse processo é observado em escavações, explosões, lixamentos, entre outras.
Alternativa 5:
São partículas no estado físico líquido, sendo originadas por um processo de ruptura mecânica entre suas partículas, que produz elementos com pequenos diâmetros. Esse processo é observado na névoa formada em processos de pintura que utilizam pistolas.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
clara2018
alternativa 2
Explicação: